Temporada da Executive começa com vitória do atual campeão Welson Jacometti

Kart |
7 de março de 2016

Piloto foi pole position, liderou a prova de ponta a ponta e saiu com a vitória

 

O início da Copa São Paulo de Kart KGV 2016 não poderia ter começado de forma mais elegante. Às 8 horas da manhã do último sábado (27/02), a pista do Kartódromo Internacional Granja Viana recebeu sua primeira atividade do dia com o qualify da tradicionalíssima categoria Executive.

O campeonato que acontece há 17 anos é dedicado para pilotos que tem a partir dos 30 anos completos. Carregados de história também são os pilotos participantes da categoria: Anderson Faita e Fernando Guzzi são campeões brasileiros.

Falando em títulos, na premiação, há o pódio geral da Executive composto pelos 6 primeiros da corrida. Além disso, existem também as congratulações por idade: correm na Executive Sênior, pilotos acima de 45 anos completos e na Super Sênior Executive pilotos acima de 55 anos completos.

“A Executive nasceu para ser uma alternativa e continuidade da Sênior. O regulamento é técnico-desportivo, isso é, foi feito pelos próprios pilotos e há 3 anos estamos com motores RBC, sorteados”, contou Welson Jacometti. “A parceria com a RBC garante preços acessíveis (R$ 790,00) com aluguel do motor e dois carburadores inclusos” detalha Jacometti. “O sorteio de motores e carburadores lacrados garante a igualdade de condições nos propulsores”, completa o piloto do kart #12.

E essa similaridade foi comprovada no 1º qualify do ano. Apenas 2 décimos separaram o tempo de sete pilotos. Nesse total equilíbrio, quem se deu melhor foi o atual bicampeão da Executive, Welson Jacometti, que corre na Sênior, garantindo a pole position com o tempo de 00:50.683. Atrás dele largaria Oscar Alves, seguido por Fernando Meira, este também da Sênior.

50 minutos depois da tomada de tempo, os karts voltaram a acelerar. Desta vez, para a corrida que valia a vitória na 1ª etapa.

Welson Jacometti largou bem e manteve a ponta. Logo atrás dele o pelotão vinha forte brigando por posições. No decorrer da prova ficou clara que a grande disputa da etapa ficaria por conta de Oscar Alves (campeão em 2013) e Jorge Borelli (um dos pilotos mais veteranos, ao lado de Mauricio Alfredo). Por conta desse embate entre os dois pela 2ª colocação, o líder da prova, Jacometti conseguiu se distanciar e curtir a ponta sem ser ameaçado. No fim das 24 voltas, o kart #12 de Jacometti cruzou a linha de chegada da mesma forma que largou: em 1º, liderando de ponta a ponta.

Ao contrário de Welson, um piloto que não teve sossego nesse início de temporada foi Vicente Borges. O kartista campeão em 2012, foi um dos mais dedicados na etapa. Tudo isso para tentar vencer não só os adversários como o seu próprio chassi, que quebrou no decorrer da bateria. Todo o esforço de Borges foi recompensado com um lugar no pódio. 5º lugar no geral e somando 22 pontos e 3º entre os Sêniors.

Falando em chassis, o grande diferencial e responsável pela fama de elegante dos Executives é por conta do desfile de variedades de chassis na categoria. Para se ter uma ideia, na 1ª corrida do ano, os 6 primeiros colocados correram com chassis diferentes. Por ordem de chegada: Mini representado por Jacometti, Mega dirigido por Oscar Alves, Techspeed guiado por Jorge Borelli, Praga usado por Roberto Azana, Tony escolhido por Vicente Borges e Byrel opção feita por Fabio Figueiredo.

Confira a classificação geral da prova:

*pilotos com (S) competem na geral e na Sênior, pilotos com (SS) competem na Super Sênior e pilotos sem observações competem na geral.

Sendo assim, o pódio da Sênior ficou com:

1º WELSON JACOMETTI

2º ROBERTO AZANA

3º VICENTE BORGES

4º FABIO FIGUEIREDO

5º FABIO FIGUEIREDO

6º JOSMAR VASCONCELOS

 

Pódio da Super Sênior:

 

1º JORGE BORELLI

2º MAURICIO ALFREDO

3º JOSE RAUL

4º DOMINGOS IORIO

 

A próxima etapa acontece novamente no kartódromo Granja Viana no dia 12 de março. Metade das provas do ano (5) são realizadas em bateria única, como foi essa na estréia. As outras 5 são corridas duplas, como ocorrerá na próxima, com inversão do grid de largada dos 8 primeiros colocados da 1ª bateria para a largada da 2ª.

Fórmula garantida para muitas emoções e disputas, mas claro, disputas que só os gentlemans da Executive podem proporcionar.

*

*As fotos contidas nessa matéria foram obtidas diretamente com os organizadores da categoria Executive e desconhecemos os fotógrafos responsáveis pelas imagens. Caso identifique o autor, teremos prazer em dar os devidos créditos.



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: