Scuderia QG8 de São Paulo é a grande campeã da 1ª edição das 500 Milhas de Betim

Kart |
1 de setembro de 2015

Time composto com maioria paulista foi a Minas Gerais correr durante 12 horas na prova mais longa da história do kartismo mineiro

No último sábado (29/08), o kartódromo de Betim recebeu uma corrida inédita para o estado: as 500 Milhas de Betim, uma prova longa e ambiciosa, que buscava alcançar visibilidade capaz de incluir Minas Gerais no calendário nacional do automobilismo.

Se dependesse desta corrida em si para mostrar a eficiência na organização, qualidade dos karts, estrutura para receber tantos pilotos, os mineiros passaram no teste. Segundo Eduardo Favilla, piloto da equipe campeã elogiou o evento: “Foi sensacional. Karts equalizados. Tudo muito bem arrumado, um box para cada um”.

Dentro das pistas, o maior adversário dos pilotos se revelaria com o tempo. A prova desgastante exigia muito preparo físico e, na verdade, se tratava de uma corrida que a equipe vencedora seria aquela com os pilotos mais resistentes, com uma grande capacidade de superar os próprios limites.

Características que a Scuderia QG8 parecia ter de sobra. Depois de uma semana de preparação para as 500 Milhas, os integrantes da equipe paulista encarraram 550km para chegar até a cidade de Betim e traçaram estratégias para a grande corrida.

“Na sexta à noite, reunimos os pilotos e falamos que importante era a equipe, todo piloto tem o “ego”, mas que em provas de endurance temos que pensar na equipe e que mesmo se tivéssemos em 4 karts disputando, se 1 kart ganhasse todos sairíamos dali campeão porque a equipe é campeã”, conta André Koga, integrante da Scuderia QG8 SP.

 

No sábado, com toda a equipe reunida e concentrada os últimos detalhes foram passados: “Decidimos as funções de cada piloto, o que cada um iria fazer fora da pista, porque o que acontece na pista e muito importante, mas o que acontece no box e mais importante ainda” afirma Koga. “Começamos bem fazendo a Pole da primeira 500 milhas do estado de Minas Gerais, fizemos a nossa festa porque já começamos marcando a QG8 na história do evento. Largamos em 1º,2º,4º e 19º”, relembra Koga.

 

 

Porém, mesmo com o 19º lugar, ele não pareceu ter sido um grande problema. Pelo menos não por muito tempo. Com 15 voltas os representantes da QG8 SP 1 já ocupava o TOP 6, que concederiam todos os karts no pódio. Com as adversidades que surgiam no decorrer da prova, comuns para este tipo de competição de longa duração, a equipe que melhor se adaptasse aos problemas levaria o caneco.

“Tivemos uma punição em um kart e uma quebra em outro. Bolamos uma nova estratégia. As horas passaram e nossa estratégias começou a dar certo. O resultado final é que saímos campeão”. No fim, a equipe do Koga se consagrou com a conquista do primeiro título da história das 500 Milhas de Betim, além de faturar inscrição gratuita para as 200 Milhas em Betim.

 

 

 

Quem também fez bonito foi a equipe Karteiros. Composta com 100% de paulistas eles conquistaram o 3º lugar no pódio. Formada por Johnny Silva, Alain Rossi, Vanderlei Vasques, Elvys Janus, Bruno Biondo, Kleber Barcellos, Samuel Bezerra e Peru Urbano, os pilotos conheceram a pista só no dia da prova, mas em uma corrida com 632 voltas não faltou tempo para a equipe se adaptar ao traçado mineiro. Assim, com uma boa estratégia pensada pelos chefes de equipe Peru e Samuel Bezerra, os Karteiros se mantiveram sempre entre os 6 primeiros, venceram o sol forte e tempo seco mineiro.

“O grupo do Karteiros faz questão de parabenizar a organização do evento, a receptividade dos mineiros. A estrutura do Kartódromo de Betim é excelente e fomos muito bem recebidos por toda equipe e principalmente pela Thiara e pelo Marcus. Eles montaram uma estrutura extremamente funcional e foram rígidos no cumprimento do regulamento e isso transformou esse evento em um show”, afirmou Johnny Silva.

 

 

“Foram meses a fio cuidando de cada detalhe, e finalmente vimos que o resultado foi imensamente satisfatório. Houve total entrega por parte de todos os pilotos, que se desdobraram em doze horas de prova, com muita emoção e adrenalina! ”, conta satisfeita a organizadora Thiara Silveira.

“Tudo saiu conforme o planejado, os horários foram cumpridos à risca, os pilotos demonstraram muita perícia na realização das provas, e a premiação foi devidamente repassada à equipe que concluiu o objetivo no menor tempo, embora todas elas tenham se destacado pela persistência e espírito esportivo.

Esperamos que este evento se torne parte do cenário do kartismo brasileiro, e temos orgulho em ter difundido a ideia, sendo ousados e trabalhando forte para que ocorresse o primeiro endurance do estado de Minas Gerais”, completa Silveira.

Os organizadores do evento já anteciparam ao ClickSpeed que vai dar continuidade no projeto e promover a segunda edição das 500 Milhas de Betim no ano que vem.

Confira o resultado final das 500 Milhas:

1 – SCUDERIA QG8 2         
2 – SCUDERIA QG8 1         
3 – KARTEIROS 1
4 – MINAS RACING AKAMIG 1
5 – HOLY SHIT
6 – CKC – SCUDERIA QG8 SP 1
7 – DICKS DO KART 1
8 – AMIGOS DO KART TEAM
9 – DICKS DO KART 2
10 – BRASILIA RACING 1
11 – TERESSA RACING
12 – NAZKAR SP
13 – AUSSIE BEER
14 – BRASILIA BOA MESA DOUBLY CAR
15 – TMV RACING
16 – SPORT KART
17 – KAM CAMPO GRANDE MS
18 – COPA MINAS AKAMIG
19 – CKC / SCUDERIA QG8 2
20 – MINAS RACING AKAMIG 2
21 – PISOM RACING
22 – BRASILIA RACING 2
23 – KARTEIROS 2
24 – KARTEIROS 3

 

 

Errata: Na composição desta matéria uma imagem foi creditada indevidamente e por divergência de informação, foi retirada.

Texto: ClickSpeed
Foto: MG Foto Studio (capa)



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: