Rafa Câmara é BiCampeão da Copa de Kart das Federações

Kart |
7 de dezembro de 2015

Em fim de temporada sensacional piloto pernambucano de 10 anos conquista um dos principais títulos do kartismo nacional

Nas últimas semanas a agenda do jovem piloto Rafael Câmara (Mini | Gmax Corp | TR3), do Recife, tem sido extremamente agitada, mas, sobretudo, recompensadora. Após a conquista do cobiçado Capacete de Ouro na categoria Revelação do Automobilismo Brasileiro o piloto ganhou na sequência os títulos de Campeão da Copa São Paulo Granja Viana, Campeão Paulista e, neste fim de semana, sagrou-se Bicampeão da Copa de Kart das Federações.

A Copa das Federações teve sua realização no Kartódromo Beto Carrero Internacional, no Balneário de Penha, em Santa Catarina. O evento, organizado e promovido pela Confederação Brasileira de Automobilismo, teve neste ano a sua quinta edição e contou com a presença de quase uma centena de pilotos, de todas as regiões do Brasil. Nesta competição somente podem participar os atletas que foram campeões ou vices em seus respectivos campeonatos estaduais. Assim a disputa é de altíssimo nível e, realmente, só recebe os principais nomes da modalidade no país.

Câmara chegou para as disputas em Santa Catarina como um dos fortes candidatos ao título. Com uma programação longa as atividades de pista tiveram início ainda na quarta-feira, com treinos livres e seguiram até no sábado, quando foram disputadas as corridas finais. Acostumado aos grandes eventos Rafael utilizou de toda a experiência da equipe TR3 para preparar seu kart para as diversas condições de pista encontradas no decorrer das atividades. Chuva, vento e no final pista seca com sol deram ainda mais emoção para as disputas que revelaram os melhores do país.

A tomada de tempos, que definiu o grid de largada das corridas classificatórias, teve Câmara conquistando o terceiro melhor tempo, com a marca de 1m14s335. Deste modo ele garantiu o direito de partir da segunda fila nas duas baterias em que valeria pontos para a Final. Na primeira delas, após boa largada, o piloto conseguiu se manter no primeiro pelotão e, com garra e muita cabeça, o piloto de 10 anos conseguiu se impor, liderou boa parte da corrida e, por fim, recebeu a bandeirada na quinta posição. Na segunda classificatória, mais uma vez muito disputada, Câmara teve grande trabalho para se assegurar entre os primeiros. Sua experiência das muitas provas disputadas nesse ano lhe valeu bastante para ter consciência em se manter na pista e, com inteligência, mesmo após ter liderado, receber a bandeirada na terceira posição.

Com oito pontos conquistados Câmara se garantiu na quarta posição do grid da final e partiu para a prova decisiva. Em uma disputa apertada entre os cinco primeiros a prova foi se desenrolando com várias trocas de posição. Muito rápido, Rafael procurou estudar bastante cada um de seus concorrentes para, então, partir para a definição. Com um equipamento perfeito o piloto entrou na última volta na segunda posição, colado no líder. Por toda a volta Rafael o comboiou até que, na última curva, ele fez a ultrapassagem e lado a lado, cruzou a linha de chegada para a vitória, com uma margem de 10 milésimos para o segundo colocado.

“Estou feliz demais. Foi um Campeonato muito difícil. A pista daqui é muito rápida e, nas classificatórias, eu fiquei em primeiro, mas, acabei sendo ultrapassado nas últimas voltas. Aprendi o lugar certo de ultrapassar, na final fiquei em segundo na última volta até a última curva e, com isso, consegui ganhar. Quero agradecer à Kart Mini, minha equipe, meus patrocinadores e a minha família”, comentou o piloto do Recife.

 

 

Fotos: Jackson de Souza



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: