Principal campeonato da CPKA volta às pistas; confira os resultados das sete categorias

Kart Amador |
2 de outubro de 2015

Kartódromo Internacional Granja Viana, Cotia (SP). Os pilotos da CPKA Principal retornaram a esse endereço pela oitava vez no ano, em busca de pontos que levem a um dos títulos mais importantes no cenário do kartismo paulista.

A etapa contou com um traçado diferenciado escolhido pelos organizadores. Medida que agradou e muito os pilotos participantes.

Cada categoria contou com uma história de corrida diferente. Fator que dificulta prever um campeão ainda. Mesmo faltando pouco para o fim da temporada, a classificação está parelha e os próximos pontos em disputa valerão ouro.

A Elite da CPKA Principal tem um novo líder! Mais vivo do que nunca na defesa do título, Allyson Nazário foi o grande vencedor da 8ª etapa da competição. E foi com direito a pole position e segunda volta mais rápida da corrida (53.275), atrás apenas do tempo de Edson Correia com 53.259. O agora líder viu ainda seu principal rival da temporada Peterson Nakamura largar em 4º e terminar em 3º, deixando de somar pontos e perdendo o 1º lugar geral.

A prova da 8ª etapa serviu realmente para trazer de volta a confiança que Nazário precisa para essa reta final, já que desde 14 de março não vencia uma corrida com Nakamura no grid. Por outro lado, Peterson venceu a prova passada com Allyson em segundo, mas vacilou nessa última e deixou o adversário abrir 9 pontos e meio de vantagem na classificação geral. Faltando apenas 3 etapas para o fim do campeonato, a única certeza é que a posição de líder e vice-líder do campeonato não está nada decidida.

Confira o resultado final da 8ª etapa da CPKA Principal ELITE:

1 Allyson Nazario
2 Edson Correia
3 Peterson Nakamura
4 Alain Rossi
5 Rafael Luiz

6 Vanderlei Vasques
7 Alberto Costoya
8 Alfredo Salvaia
9 Pedro Henrique
10 Wendell Capraro
11 Everton Carajeleascow
12 Rodnei Roberto
13 Guilherme Raymond
14 Guido Zanella
15 Airton Eduardo
16 Bruno Montelles
17 Miguel Castro

LIGHT

Na categoria Light, cada etapa mostra de forma impressionante como o desempenho dos pilotos de todo o grid é parecido. O próprio qualify daria indicativos dessa igualdade: diferença do 1 ao 7 era mínima, apenas 0,3 décimos.

Na corrida era impossível apostar em um vencedor. Tanto que só foi resolvida na reta final com Raphael Filizola cruzando a linha de chegada com seis companhias logo atrás. O que separou o vencedor do sexto colocado foi apenas 1 segundo.

O resultado não mexeu tanto na classificação geral, mas reduziu a diferença na pontuação que a líder Viviane Gola tinha e agora ficou em apenas 3 pontos e meio. Isso porque Gola não fez dessa vez uma grande corrida, terminando em 9ª. O vice líder Caio Vioto aproveitou e pontuou com o 3º lugar na corrida. 3º na geral Alex Voltolini ficou em 2º nessa 8ª etapa e com apenas 1 ponto separando de Vioto, está definitivamente na briga pelo título.

Classificação da 8ª corrida:

1 Raphael Filizola
2 Alex Voltolini
3 Caio Felipe Vioto Cunha
4 Eduardo Prado Favilla
5 Juliano Ballarin
6 Rafael Franco Jacobson
7 Rubens Motta
8 Guilherme Antiório
9 Viviane França Gola
10 Eduardo Barbosa
11 Carlos Alberto Cichini
12 Antônio Carlos Inacio Junior
13 Marcelo Nicoro
14 Daniel Morishita Cichini
15 Claudio Pereira Borges
16 Marcio Lemes Juliao
17Douglas Baba Mendes

NOVATOS

 Os novatos contaram com um grid extenso para essa 8ª etapa. Dos 23 karts na pista, quem garantiu a pole position foi o de número 02, guiado por Peter Jankowski. O piloto conduziu com tranquilidade a corrida toda e parecia que não estava correndo em uma categoria “novatos” pela segurança que cumpriu as 22 voltas da prova.

Peter não participou de todas as etapas da CPKA Principal, mas as que correu venceu todas. São 3 vitórias em 3 corridas, mas como deixou de pontuar nas outras 5 etapas, fica apenas na 11ª colocação geral do campeonato.

Quem está sempre batendo ponto nas etapas é o grande líder Ellison Gandolfo. Muito regular no campeonato, é difícil enxergar um adversário que ameace sua liderança. Mas faltando 3 corridas, muitos pontos ainda estão em jogo e é melhor Gandolfo não vacilar nessa reta final.

Resultado final dos Novatos:

1 Peter Silva-jankowski

2 Valdemar Caitano Da Silva Junior

3 Rodrigo Giacomini

4 Elisson Gandolfo

5 Rodrigo Soares Henriques

6 Jefferson Barreto

7 Adalberto Junior

8 Antônio Carlos Inacio Junior

9 Marcos Vinicius Nogueira

10 Sergio Eduardo Miake

11 Theo Volpe Nicotra

12 Antonio Fernando Henriques

13 Marco Pergola

14 Ruben Pimenta Da Silva Junior

15 Felipe Nobre

16 Guilherme Maretti

17 Andre Da Silva

18 Claudio Luiz Goes De Almeida

19 Alexandre Lymberopoulos

20 Eduardo Takatu

21 Caio César Morato

22 Nicolas De Souza Costa

23 Henrique Moura

PESADOS

Nos Pesados, Wendell Capraro conseguiu a manutenção da liderança do campeonato com apenas um 6º lugar. Isso porque contou com a ausência na prova do piloto José Roberto de Souza, que mais ameaçava tomar o seu lugar.

O primeiro lugar na corrida ficou com André Bueno, 3º colocado geral. Bueno garantiu a pole position e recebeu a bandeirada 5 segundos antes do segundo colocado Airton Eduardo que precisou lutar até os últimos centímetro de prova para ficar a frente do 3º Ailton Pessoa, seus tempos foram 20:27.373 e 20:27.647, respectivamente. Um verdadeiro caso de vencer pelo bico do kart.

Assim a classificação da prova ficou:

1 André Alessandro Bueno
2 Airton Eduardo

3 Ailton Pessoa De Siqueira

4 Alex Voltolini

5 Elvys Janusz

6 Wendell Capraro

7 Peter Silva-jankowski

8 Claudio Pereira Borges

9 Rodrigo Giacomini

10 Renato Kazumi Braga Taqueda

11 Everton Jorge Pereira

12 Sergio Miake

13 Rodnei Roberto Da Silva

14 Adriano Alves Salema

15 Rafael Franco Jacobson

16 Eduardo Figueiredo Virgilio

17 Roberto Berça

18 Eduardo Roberto Magalhães Miranda

19 Eduardo Takatu

20 Antonio Terreri

21 Vitor Theophilo Lombardi

LEVES

Se na Light, Viviane Gola não fez uma grande prova, na Leves a piloto voou. Com uma volta rápida de 52.985 faturou a pole position e soube manter-se na posição até a bandeirada final. Muitos méritos para a defesa que Gola fez durante toda a prova, porque logo atrás vinha ninguém menos que o líder do campeonato dos Leves Gustavo Zimmermann.

Durante a prova, os espectadores que acompanhavam a briga na pista se dividiam entre os que acreditavam na vitória de Gola e os torcedores de Zimmermann. Os dois oponentes realmente estavam muito parecidos na corrida. Evidências disso é a volta mais rápida: Gola fez um tempo de 52.834; Zimmermann 52.833.

Com a vitória, Gola, em 4ª na geral, diminuiu a diferença para o líder. Agora de apenas 14,5 pontos. Muita emoção por aí nessas últimas etapas…

Classificação da prova geral:

1 Viviane França Gola

2 Gustavo Zimmermann

3 Vanderlei Vasques Alves

4 Gabriel Lorenzo Cattucci Chinellato

5 Rodrigo Bischoff Vieira

6 Eduardo Prado Favilla

7 Marcos Ascensão

8 Guilherme Antiório

9 Euzebio Hernandez Neto

10 Luiz Takao Aoto

11 Caio Felipe Vioto Cunha

12 Elisson Gandolfo

13 Tiago Januares

14 Thiago Hiromi Santana

SÊNIOR

Na etapa passada da Sênior, competidores que se encontravam no meio da tabela se deram bem e conquistaram muitos pontos para esboçar uma reação no campeonato. Agora, na 8ª corrida da temporada, o pódio foi ocupado tanto pelos líderes quanto pelos pilotos em ascensão.

Os representantes desses dois grupos foi personificado nas figuras de Euzébio Hernandez (2º no geral) e Alberto Costoya. Os dois travaram um ótimo pega, mas para encostar em Hernandez, Costoya teve que sair do 5º lugar, fazer uma corrida de superação para brigar curva a curva pela ponta.

Euzébio que fez a pole bem que tentou, mas Costoya estava realmente impossível. Depois de grandes ultrapassagens, fez a volta mais rápida da prova e se consagrou o vencedor. Cravou um tempo de 20:15.839, Hernandez 20:15.940. Foi por pouco, mas o necessário para subir no lugar mais alto do pódio.

Vale a pena ficar de olho nessa categoria. A cada corrida um vencedor inédito.

Confira classificação da 8ª corrida:

1 Alberto Otero Costoya
2 Euzebio Hernandez Neto
3 Roberto Caccuri
4 Guido Alessandro Zanella
5 Miguel Angelo Castro
6 Edson Correia Da Silva
7 Everton Jorge Pereira
8 Luiz Takao Aoto
9 Vanderlei Vasques Alves
10 Edison Pereira Magalhães
11 Roberto Berça

KAMIKASE

Em trinta minutos de corrida, muitas trocas de posição, principalmente no pelotão do meio. Os 18 karts do grid vinham muito fortes, ninguém queria tirar o pé do acelerador.

A prova da Kamikases provou que o dia era de Allyson Nazário, vencendo duas corridas e agora liderando em ambas as categorias. O vencedor da Elite venceu mais uma, dessa vez em uma prova mais longa e com muita emoção, como o próprio nome sugere. Com a vitória, Nazário consegue a manutenção da liderança do campeonato, seguido por Wendell Capraro logo atrás com 4 pontos a menos.

O dono da volta mais rápida foi Raphael Filizola, o vencedor da Light horas antes de assumir o kart 06 para a prova que fecharia sua grande participação em mais uma etapa da CPKA Principal.

Classificação final dos Kamikase

1 Allyson Nazário

2 Raphael Filizola

3 Wendell Capraro

4 Peter Silva-jankowski

5Peterson Nakamura Nogueira

6 Juliano Ballarin

7 Alberto Otero Costoya

8 Rodrigo Bischoff Vieira
9 Alex Voltolini

10 Marcos Ascensão

11 Daniel Morishita Cichini

12 Edson Correia Da Silva

13 Roberto Caccuri

14 Fernando Batista Do Nascimento

15 Ailton Pessoa De Siqueira

16 Carlos Alberto Cichini

17 Antonio Fernando Henriques

18 Rodrigo

A 9ª etapa da CPKA Principal acontece no dia 25 de outubro, excepcionalmente em um domingo, no kartódromo da Granja Viana. O ClickSpeed acompanhará tudo e trará os resultados por aqui.

Texto: ClickSpeed      
Foto: Luís França



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: