Inaugura hoje exposição de pinturas sobre carros icônicos em São Paulo

Outros |
12 de novembro de 2015

Artista plástico fascinado por automobilismo dedica trabalho para recriar nas telas carros que entraram para a história

De maneira descontraída, ele se considera um piloto “frustrado”. Mesmo com uma ligação muito forte pelo automobilismo, o artista plástico Fernando Ribeiro nunca tinha unido arte e carros. O incentivo, conta Ribeiro, partiu de um amigo igualmente amante da velocidade Jayme Barbarisi. “Ele me disse ‘por que não fez uns carros?’ Daí, achei o resultado bom e resolvi fazer a exposição”.

A frustração transformada em arte começa a ser exposta hoje na galeria Mônica Filgueiras. Usando uma técnica realista, carros icônicos que Ribeiro gostaria de ter pilotado são recriados nas telas.  A exposição “Meu Hobby na Arte” tem curadoria de Marcello Hirsch e Felipe Giaffone. O resultado buscou apresentar resultados inéditos, unindo a técnica do artista e a ligação passional com o tema da obra. “A relação é direta e meio que ancestral. Nunca fui ligado em futebol, por exemplo, sempre fui ligado ao automobilismo! Nesta exposição, faço pinturas de ícones das pistas e é claro, monopostos que gostaria de ter pilotado”.

As pinturas foram feitas em tinta acrílica sobre papel algodão. As obras são uma releitura com base nas sensações pessoais de Ribeiro ao enxergar os carros: “Busquei colocar minha visão nas tonalidades, mas mantive a base das cores, ressalvando o critério iconográfico de cada modelo de carro”, explica o artista. “Ângulos distorcidos, grandes oculares de minha ótica”, são alguns traços modificados pelo próprio pintor para atribuir sua visão das imagens originais.

O favorito de Ribeiro é o… bom, ele mesmo conta: “A minha grande paixão são os Porsche…o 917 em especial. Guiei uma 911 quando tinha 16 anos…e daí, sabe como é…é como droga na veia”, brinca o artista.

Quer conhecer mais sobre o trabalho de Fernando Ribeiro? Acesse o site do artista plástico paulistano clicando aqui. Artista visual e produtor cultural com importantes trabalhos como Nelson Leirner no Instituto Tomie Ohtake (2004), “Vestidas de Branco” no Museu da Vale (2008), Ribeiro possui inúmeras participações em mostras como as individuais: Verdadeiro ou Falso…O Papel do Artista- Galeria Monica Filgueiras (2012), Eu Vejo, Tu Olhas…Ele Déjà Vu – CCBNB Fortaleza –CE (2010); e as participações em coletivas como: “O Negro no Futebol Brasileiro – A arte e os artistas”- Museu Afro Brasil- São Paulo- SP (2014), 30+1 Coletiva- Bolsa de Arte – Porto Alegre – RS, dentre outras.

Serviço

Exposição Meu Hobby na Arte

 

Onde? Galeria Mônica Filgueiras
Rua Bela Cintra, 1533
São Paulo, SP Brasil

Tel. +55 (11) 3081-9492

www.monicafilgueiras.com.br

 

Quando? Segunda a sexta-feira
Das 10h30 às 19h
Sábado, das 10h30 às 14h30

 

Quanto? Entrada franca

 



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: