Gustavo Ariel é Campeão da Copa AMK Porsche GT4

eSports |
11 de junho de 2020

Atual Campeão no Kart e especialista em simuladores vence as duas baterias no circuito de Bathurst (Mount Panorama) e se consagra Campeão com a Luporini Racing

O piloto Gustavo Ariel se consagrou na noite desta segunda-feira (09/05) como Campeão da segunda temporada da Copa AMK Porsche GT4 2020 após uma temporada muito constante e com desempenho avassalador. A AMK Porsche GT4 é um campeonato disputado com o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport MR, em circuitos mistos e a segunda temporada contou com 6 etapas em rodada dupla, ou seja duas baterias uma com 30 e outra com 25 minutos.  

O campeonato é baseado na série oficial IMSA Michelin Pilot Challenge do simulador iRacing. Para a sexta e última etapa o piloto chegou embalado pelas vitórias na penúltima etapa onde venceu as duas baterias no circuito de Donington Park. E já começou muito bem fazendo a pole position com o tempo de 2.13.484”, 1s211 à frente de seu companheiro de equipe Felipe Baptista. Os dois chegaram empatados para a decisão do título com 140 pontos cada.

A etapa: A primeira bateria foi bem acirrada com os pilotos da Luporini Racing imprimindo um ritmo forte nas duas primeiras posições com Gustavo Ariel liderando. O piloto Felipe Baptista chegou à tentar ultrapassar nas primeiras voltas da 1ª bateria mas Gustavo conseguiu manter velocidade suficiente para evitar as investidas. O piloto Bruno Souza (Luporini Racing) manteve a 3ª posição. As disputas ficaram para as posições intermediárias com os demais pilotos da competição. Arthur Scherer e Alberto Cattucci também da Luporini Racing largaram na 9ª e 10ª posição respectivamente e ao final da primeira bateria Arthur conquistaria uma boa 5ª posição e Alberto Cattucci mantendo a 10ª posição. Para a segunda bateria e com a inversão dos 10 primeiros do grid da bateria anterior, Gustavo Ariel largou da 10ª posição, Felipe Baptista em 9ª, Arthur Scherer em 5º e Alberto Cattucci saindo na pole position.

A segunda bateria foi acirrada primeiro com a escalada do pelotão feita de forma vibrante pelos pilotos postulantes ao título largando mais atrás. Após cerca de 6 minutos de prova a emoção da prova ficou com a disputa pela liderança entre Felipe Baptista e Gustavo Ariel, com direito à ultrapassagens arrojadas e toques nos muros da apertada pista de Bathurst. Após cerca de vinte minutos de prova Gustavo Ariel faz a ultrapassagem em Felipe Baptista e à partir daí foi administrar a vantagem para vencer e se consagrar Campeão com 4 vitórias consecutivas nas últimas duas provas.

A Equipe Luporini Racing se sagrou Campeã no Campeonato de Construtores com 377 pontos, contra 164 da Equipe Corinthians Rally Team, segunda colocada.

Reveja a prova na íntegra clicando aqui.

O que eles disseram:

“Estou muito feliz com esse resultado, com o título. Falando da corrida de hoje, foi uma corrida bem legal, estava com um ritmo já um pouco superior no treino livre, no qualy o Felipe conseguiu encaixar ali um ritmo legal também, já veio um pouquinho mais forte, na corrida não deixou eu abrir tanto, se manteve ali vivo na disputa, e consegui levar a primeira bateria sem muitos problemas ali, uma disputinha básica ali no começo e foi muito legal. A gente sabia que na segunda bateria ia ser mais complicado, é uma pista muito difícil, provavelmente se o pessoal lá da frente batesse, ia fechar a pista, então é muito complicado mesmo, mas deu tudo certo, ainda bem, e a gente conseguiu levar a disputa lá na frente, e foi muito legal, foi bem limpa, e eu acho que foi uma bela forma de encerrar esse campeonato, foi muito legal, a gente conseguiu treinar bastante, desenvolver bastante, fiquei muito, muito feliz com o nosso desenvolvimento aí, no meio do campeonato lá na etapa de Road América chegou o Pedro Moisés da P1 Speed para ajudar a gente nos setups, e com certeza aí, a nossa evolução principalmente da equipe inteira foi graças à isso, e particularmente minha como piloto, devo muito à ele, porquê abriu muito minha cabeça sobre setups, consegui trabalhar bem aí, desenvolver bastante, pra poder chegar hoje com chance de ser campeão e só tenho à agradecer à equipe Luporini, ao Cassião por tudo o que ele faz por nós aí, é uma grande equipe que têm o intuito de só ter pilotos reais que andam no virtual, para estar aprendendo sempre cada vez mais e agora vamos focar no Porsche GT3, nas classificatórias lá, o pessoal está acelerando e vamos pra cima lá que vai ser uma grande corrida e é isso aí, obrigado à Luporini, obrigado à todo mundo que assistiu, todo mundo que deixou a torcida lá no chat, parabenizar vocês aí do iRB, pessoal do podium aí, todas as equipes, a Sub, o Corinthians, Sul Brasil, todas as equipes aí acho que enfim, por estar até a última etapa aí correndo, prestigiando e espero bater roda aí com essa galera na próxima temporada agora de GT3. Obrigado e parabéns à todos”

Gustavo Ariel, Campeão da Copa AMK Turismo GT4

“Foi um campeonato bem legal, eu consegui demonstrar muita velocidade, consegui demonstrar que eu poderia estar ali na frente disputando o campeonato, então foi um campeonato bem divertido, que nenhuma corrida foi fácil, todas as corridas foi disputando com diversos pilotos, mas acho que da metade do campeonato para a frente a gente acabou tendo uma dominância maior, a gente começou a treinar mais e tudo mais, então a gente estava com uma velocidade muito superior aos outros concorrentes, então a gente conseguiu mostrar isso na pista, conseguiu mostrar isso nos resultados e nessas duas últimas etapas acabei não tendo muito tempo pra treinar, o Gustavo conseguiu treinar bastante, conseguiu estar andando muito rápido, e só tenho que dar os parabéns pra ele, que ele fez um campeonato muito bom, é isso aí. Queria agradecer a Luporini pela ajuda na temporada, foi uma temporada muito intensa, e serviu para mostrar que nas próximas temporadas vamos estar mais forte, que a gente vai estar disputando nas outras categorias também, Queria agradecer todo mundo da equipe, Pedro Moisés da P1 Speed, e queria manda um beijo para minha família, para minha namorada e pra minha sogrinha e que todo mundo devia provar a lasanha dela que é a melhor lasanha do mundo”

Felipe Baptista, Vice-campeão da Copa AMK Turismo GT4

“Bathurst é a pista mais difícil que poderiam encaixar num campeonato do iRacing. Ao longo do Campeonato eu pude adquirir bastante experiência, andar bem com o carro, consegui beliscar uns pódios junto com meus companheiros de equipe que tiveram um desempenho impecável e cheguei para essa final com bastante confiança de trazer a terceira colocação no Campeonato. Na primeira bateria acabou dando tudo certo, apesar de um qualy não tão bom ali, largando um pouco para trás eu consegui passar o pessoal logo no começo e pus um ritmo legal e consegui abrir um pouquinho e terminei ali na terceira posição; aí na segunda bateria com o grid invertido os dez primeiros ali, acabei largando em oitavo, aí ficou bastante calmo no começo, os companheiros de equipe estavam mais rápidos, aí eles passaram, mas acabou tendo a infelicidade ali do Cattucci rodar no final da montanha ali, e no momento em que eu vim pra ultrapassar o Paulo Preto acredito que ele nem me viu assim, ele só foi desviar do Cattucci, porquê o Cattucci tinha rodado por fora e aí ele me espremeu no muro, e nessa o carro já desequilibrou, bateu, rodou e ficou bem preso ali,perdi bastante tempo pra voltar pra pista, e também quebrou o carro e não consegui chegar no pessoal de novo, mas é isso aí, agradecer todo o pessoal da equipe pelo apoio, o Cássio Mattos que sempre vêm dando uma força muito grande pra gente, porquê esse projeto começou comigo no evento da Porsche no ano passado e acredito que esse tenha sido meu melhor campeonato até  o momento, e vamos lá, vamos pra cima, eu vou estar participando da Porsche no GT4, queria parabenizar o Gustavo pelo campeonato, o Felipe pelo vice e agradecer todo mundo do time da Luporini, e todo o pessoal que estava assistindo, minha namorada e todo o pessoal da organização e transmissão”

Bruno Souza, piloto Luporini Racing, 05º na classificação geral

Classificação final do Campeonato de Pilotos:

Clas    Nome                                    Pontuação

01       Gustavo Ariel                     185

02       Felipe Baptista                   172

03       Jessé Alves                          86

04       Luizinho Gonzaga              83

05       Bruno Souza                      82

06       Rodrigo Lepri                       76

07       Lauí Santi                             75

08       Rademac Romanetto         54

09       Pedro Burger                       49

10       Arthur Scherer                     43

11       Sidney Schmitz                   42

12       Arthur Leist                           42

13       Lucas Trindade                    37

14       Tobi Soriano                        32

15       Alexandre Resende            30

16       Suellio Almeida                   30

17       Paulo Preto                          27

18       Alberto Cattucci                   27

19       Guilherme Meirelles           19

20       Chrysthian Nascimento     17

21       Luiz Felipe Tavares             16

Sobre Gustavo Ariel: Piloto de Kart profissional, tendo participação nas 500 Milhas de Kart em 2017 (3ª posição na Light), 2018 e 2019. É o mais jovem Campeão Brasileiro de Rental Kart 2019 e Campeão da Copa SP KGV 2019 categoria PRO 500 Light.
Faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos na Academia Pilotech, o único centro de treinamento especializado em automobilismo do Brasil, tendo sido Campeão e Vice do Desafio Pilotech Selection, onde conquistou um Treino de Fórmula Vee em Interlagos e bolsa de um ano 100 % subsidiada pela Pilotech.
em 2019 foi Campeão da Classificatória E-Stock Car, com mais de 500 inscritos, Campeão na Brasil Game Gran Turismo, categoria volta rápida, Vencedor do Warmup da Porsche Cup eSports, possui diversos recordes mundiais no Simulador “Automobilista”, é Piloto Oficial da Equipe Luporini Racing, Em 2020, com o advento da pandemia do corona vírus, e o Automobilismo virtual ganhando força, foi Campeão do 2º Desafio F1 Mania Pro Esports, Vice Campeão “Race for Health” Le Mans em dupla com o piloto Sérgio Sette Câmara e Vice Campeão Porsche Cup All Stars eSports Interlagos.

Texto: Emerson Santos Mtb 0080047/SP

Instagram: @emersonformula

Imagens: One Photography Media – @onephotographymedia

SIGA GUSTAVO ARIEL

Instagram: @gustavoar1el

Facebook.com/gugsdriver

Youtube.com/pilotogustavoariel


Apoio:

Luporini Distribuidora @luporinioficial

Veloz Racing @velozracing

Zuk XP @zukxp

Click Speed @click.speed

Pilotech @pilotechbr



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: