F3 Brasil: Consagrado na Light, Guilherme Samaia inicia temporada na categoria principal

Fórmula |
6 de abril de 2016

Atual campeão da divisão de acesso, piloto de 19 anos estreia na classe principal e busca as duas primeiras vitórias neste fim de semana no circuito do Velopark

A F3 Brasil inicia neste fim de semana mais uma temporada de sua história. A principal categoria de base do automobilismo brasileiro abre o campeonato de 2016 no autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS), e colocará à prova entre os 16 pilotos de todo o Brasil as duas primeiras vitórias do ano. Um dos postulantes às conquistas é o paulista Guilherme Samaia, atual campeão da divisão Light e que tentará neste ano o segundo título consecutivo da carreira.

Samaia realizou uma temporada memorável no ano passado. Venceu oito das 16 corridas e conquistou o título logo em seu ano de estreia no automobilismo. O piloto, no entanto, mantém o foco e sabe das dificuldades que encontrará na categoria principal. “Tenho certeza que o campeonato será extremamente competitivo pela qualidade de todos os competidores. Não tenho tanta experiência com o carro, mas andamos rápido nos testes de pré-temporada e estou bastante animado para o início do campeonato”, diz o piloto.

No fim do ano passado e início deste ano, Samaia realizou uma bateria de testes com o chassi Dallara F309 da equipe Cesário Fórmula nos circuitos de Goiânia, Velopark e Santa Cruz do Sul. Os resultados foram muito positivos. “Dei muitas voltas com o objetivo de entender ao máximo as reações do carro. Ele é moderno e, teoricamente, mais fácil de guiar do que o modelo da Light, pois tem mais aerodinâmica. Entretanto, buscar o limite é tarefa difícil justamente por conta disso. Além disso, o carro exige mais da preparação física do piloto”, observa.

O piloto inicia as atividades nesta sexta-feira com os primeiros treinos livres. A classificação que definirá o grid de largada e a primeira corrida acontecem no sábado. Já a prova final será realizada no domingo. O regulamento da F3 Brasil permanece o mesmo em relação ao ano passado, ou seja, a formação do grid para a segunda corrida será com base no resultado final da primeira prova, mas com os seis primeiros colocados em ordem invertida.

 

Programação do fim de semana (horário de Brasília):

Sexta-feira (8)
11h25 às 12h10 – 1° Treino livre
15h05 às 15h50 – 2° Treino livre

Sábado (9)
10h10 às 10h30 – Classificação
13h20 – Corrida 1 (30 minutos + 1 volta)

Domingo (10)
8h50 – Corrida 2 (30 minutos + 1 volta)



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: