Especial: F1 nas ruas e circuitos do Brasil

Fórmula |
5 de março de 2018

O Brasil já recebeu vários eventos com exibição de um monoposto de F1. Relembre aqui os principais.

A Fórmula 1 é um esporte popular em todo o mundo, inclusive no Brasil onde tivemos 03 (três) campeões mundiais e um total de 08 (oito) títulos, sendo dois com Emerson Fittipaldi (72/74) três com Nelson Piquet (81,83 e 87) e três com Ayrton Senna (88, 90 e 91). Além dos títulos tivemos mais de 100 vitórias na F1, com Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Ayrton Senna, Felipe Massa e Rubens Barrichello.

Diversos eventos com o tema F1 são feitos no Brasil mas nada como ver e ouvir um carro de Fórmula 1 acelerando bem pertinho do público. Veja quantas vezes diversos monopostos de Fórmula 1 (antigos e atuais) já andaram pelas ruas do Brasil e em circuitos como Brasília e Interlagos.

Petrobrás Day Foto: Divulgação

2003: Em 26 de Outubro, em um Domingo ensolarado, a Petrobrás realizou no Sambódromo no Anhembi uma exibição com a BMW Williams e Juan Pablo Montoya ao volante, fazendo diversos zerinhos e levantando a galera que compareceu.

Clique aqui e veja um vídeo do evento

Wilson Fittipaldi a bordo do FD-01 reconstruído Imagem: Marcelo Spatafora

2004: Mesmo não havendo nenhum grande prêmio programado para Interlagos naquela quarta-feira de 10 de novembro de 2004, o autódromo estava em festa. Motivo? No boxe número 2, cercado por veteranos mecânicos e em meio a toda a parafernália de corrida, ressuscitava o FD-01, o primeiro F-1 brasileiro. Não renascia para a competição, logicamente, mas para a história, materializando a coragem e a teimosia dos Fittipaldi.

Wilsinho repetiu o mesmo ritual de 18 de novembro de 1974, quando o Fitti-1 entrou na pista pela primeira vez. Calçou as luvas, vestiu a balaclava e entrou no carro com o pé direito, como fizera há 30 anos. Acomodou-se no cockpit com facilidade, colocou o mesmo capacete que tinha estreado no FD-01 e voltou a ser estreante. Sentiu-se num trono, e, se já não estivesse de capacete, notar-se-iam os olhos marejados que embaçavam a viseira.

Apesar dos tapa-ouvidos, ele acha – ou imagina – ter escutado os aplausos da multidão que se comprimia no boxe. Reconheceu velhos amigos, que testemunharam os primeiros roncos do Fitti-1, entre os muitos jovens curiosos. Alguns voltavam do passado para dividir com ele a façanha de ter colocado um bólido brasileiro de Fórmula 1 na história do circo, enquanto os jovens congratulavam-se com a ”rematerialização” do FD-01, um ícone automobilístico, resgatado do recôndito da memória nacional.

Foi sob esse clima de reminiscência e curiosidade que Wilson Fittipaldi Jr. retornou à pista de Interlagos para reconstituir a história da sua obra. Deu duas voltas pela pista em que iniciou suas aventuras automobilísticas mundiais e desceu do carro com a satisfação de quem tinha vencido um grande prêmio. Depois, entregou o volante para Christian Fittipaldi, legando ao filho, num testamento vivo, o mesmo prazer que sentira há 30 anos.

Veja vídeo promocional clicando aqui.

Fonte: www.dana.com.br

Bruno Senna pilota a Lotus de Senna em Interlagos. Foto: Divulgação

2004: O piloto Bruno Senna, sobrinho de Ayrton, pilotou a Lotus 86t (que foi pilotada por Senna na Temporada 86 da F1) durante o final de semana do GP Brasil de 2004, emocionando à todos os presentes.

Veja vídeo do evento clicando aqui.

Michael Ammermueller (GER/ Red Bull Racing) pilota seu Red Bull pelas ruas de SP. Photo: GEPA pictures/ Franz Pammer

2006: Em 19 de Outubro, em uma quinta-feira chuvosa a Red Bull marcou época ao desfilar com seu carro pelas ruas de São Paulo pela primeira vez. O bólido pilotado por Michael Ammermuller percorreu as principais ruas da capital paulista às vésperas do GP do Brasil.

Porém, o mau tempo e as restrições impostas pelas autoridades locais fizeram com que o evento ocorresse das 05h40 às 06h00 da manhã, frustrando os fãs que esperavam ouvir o ronco de um motor de Fórmula 1 e não souberam da alteração do horário.

Clique aqui e veja um vídeo do evento.

Carro da Williams percorre ruas do Rio. Foto: Divulgação

2007: no dia 14 de Outubro, Domingo, foi a vez da Williams realizar um desfile no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro, com Nico Rosberg acelerando seu carro diante do público carioca.

Clique aqui e veja um vídeo do evento.

Carro da Red Bull estabelece recorde na pista de Brasília Foto: Divulgação

Carro da Red Bull percorre ruas da capital federal. Imagem: Divulgação

2008: Outras duas apresentações aconteceram no País. Em 10 e 11 de outubro, um carro da Red Bull se apresentou, sendo na sexta-feira na parte da tarde no circuito de Brasília, onde registrou um novo recorde com o piloto Robert Wickens, (tempo de 1.40.130”) que na época fazia parte do programa de desenvolvimento da Red Bull. Era a primeira vez, depois de 34 anos que o circuito recebia um carro de F1 (em 74 foi disputada uma prova de F1 extra-campeonato) e também nas ruas de Brasília, num circuito montado no lado sul do Eixo Monumental e percorreu os Ministérios, o Congresso, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto. Veja vídeo da apresentação em Brasília clicando aqui.

A Williams F1 nas ruas de Salvador. Foto: Divulgação

E no dia 19 de Outubro foi a vez da Williams realizar uma demonstração em Salvador. Veja o vídeo amador gravado clicando aqui.

Nelson Ângelo Piquet à bordo do Renault F1 Foto: Emerson Santos/One Photography Media

2008: Nos dias 29 e 30 de Novembro, São Paulo recebeu o Renault Road Show, evento que reuniu cerca de 80 mil pessoas em um circuito montado na Av. Pedro Alvarez Cabral, Parque do Ibirapuera, zona sul de São Paulo. Em parceria com a marca francesa e a Prefeitura de São Paulo, que inclusive recapeou a pista por onde passaria o carro de F1 pilotado por Nelson Ângelo Piquet, para proporcionar uma maior segurança ao evento.

Nélson Ângelo Piquet estava bem à vontade com o seu bólido e fez diversas passagens a mais de 200 Km/h, zerinhos e aceleradas passando bem perto da galera que pedia sempre mais.

Veja vídeo desse evento clicando aqui.

O piloto Felipe Massa com um F1 2008 durante o evento “Flame On The Road” em 2010 no Autódromo de Interlagos. Foto: Emerson Santos/One Photography Media

2010: O ano começou muito bem com Felipe Massa andando com uma Ferrari 2008 no autódromo de Interlagos no evento denominado “Flame On The Road” patrocinado pela instituição financeira que patrocinavaa equipe, evento esse que ocorreu num Domingo, 07/03/10. Estivemos lá e registramos muitas imagens.

Emerson Fittipaldi pilota a Lotus 72D nas ruas de São Paulo. Foto: Divulgação

2010: Em 02/11, Emerson Fittipaldi também pilotou a Lotus 72 pelas ruas de São Paulo a 250 Km/h na Marginal Pinheiros, cruzando a Ponte Estaiada. Foi muita emoção pra quem ama a fórmula 1, que, neste fim de semana aconteceria em Interlagos. E ele também acelerou a mesma Lotus no circuito de Interlagos no sábado e no Domingo.

Veja vídeo da Lotus nas ruas de São Paulo clicando aqui.

E o vídeo da Lotus no circuito de Interlagos clicando aqui.

Nelson Piquet durante o GP Brasil de 2011. Foto: Divulgação

2011: Durante o evento do GP Brasil, Nelson Piquet pilotou a Brabham BT 52 com a qual conquistou o Campeonato de 1981 em comemoração aos 30 anos da conquista. O carro hoje faz parte da coleção particular de Bernie Ecclestone, na época o dono da Fórmula One Management, empresa que detinha controle sobre à F1 na ocasião.

Veja o vídeo deste evento clicando aqui.

Felipe Massa acelera sua Ferrari nas ruas do Rio de Janeiro. Foto: Emerson Santos/One Photography Media

2013: O Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro, se transformou em pista no dia 10 de março. O público carioca demonstrou toda sua saudade pelo circo da Fórmula 1. A tradicional prova teve sua última edição em terras cariocas em 1989. Mesmo com um calor de 40 graus a festa reuniu uma multidão. O piloto Felipe Massa acelerou sua Ferrari a 290 km/h em um circuito montado no evento. Infelizmente nem tudo foi festa. O empresário paulista Adolfo Cardoso de Araújo, de 55 anos, embriagado, e ao pilotar a sua Ferrari modelo 458 atropelou três pessoas no final do evento. As mesmas foram socorridas com ferimentos leves e uma pessoa quebrou a perna.

Veja vídeo do evento clicando aqui.

Ferrari Racing Days em Interlagos Foto: Divulgação

2013: Nos dias 12, 13 e 14 de abril aconteceu no Autódromo de Interlagos o Ferrari Racing Days, evento exclusivo aos fãs da marca e que também ocorre em outras pistas do mundo. A Equipe Ferrari responsável pelo evento trouxe quatro modelos de Fórmula 1.

Fizeram parte do evento, ocorrido debaixo de muita chuva, duas baterias do Ferrari Challenge, competição com modelos Ferrari 458 Itália. Esta categoria existe desde 1993 e possui três campeonatos na América do Norte, Europa e Ásia/Pacífico. No fim de cada temporada ocorre uma final mundial com os melhores pilotos de cada torneio. A etapa que veio ao Brasil faz parte da competição da América do Norte.

O público que compareceu ao evento comemorou quando os carros de Fórmula 1 foram para a pista, como o F2001 de Michael Schumacher e o F2007 de Kimi Raikkonen, o F2003-GA de Rubens Barrichello e o F2008 do Felipe Massa.

Veja vídeo do evento clicando aqui.

E um segundo vídeo clicando aqui.

Texto: Emerson Santos

Fotos: One Photography Media e Divulgação

OBS: Caso tenha textos e fotos de alguma outra exibição de carros de F1 nas ruas e circuitos brasileiros (fora do evento do GP Brasil) envie e-mail para imprensa@clickspeed.com.br que atualizo com seus créditos. Algumas imagens não foi possível aferir a fonte. Caso seja detentor dos direitos nos avise para creditarmos a autoria.


Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: