Em etapa dos sonhos, Gabriel Gomez é campeão de categoria Cadete em Interlagos

Kart |
15 de abril de 2016

Vencendo duas das três provas deste sábado, catarinense comemorou o primeiro título da temporada 2016

O templo sagrado do automobilismo nacional não carrega o rótulo a toa. É sempre impressionante ver como a pista de Interlagos elege os talentos que por lá aceleram e especificamente como pilotos habilidosos crescem naqueles traçados.

Ainda com muitos quilômetros a percorrer na carreira, os garotos das categorias Cadete e Rotax Mini Max foram ao kartódromo Ayrton Senna para cumprir mais uma etapa que valeria tanto pela 3ª etapa da Copa São Paulo Granja Viana – que assinalou o encerramento do Torneio de Verão – quanto a 22ª edição do Super Kart Brasil.

Carregando boas lembranças na bagagem, Gabriel Gomez estava de volta ao kartódromo onde havia vencido há uma semana. Correndo agora pela Copa da Granja e SKB o piloto de Santa Catarina provou ser um dos pilotos que tem intimidade com Interlagos e cresce quando corre no tradicional kartódromo. O traçado seria o mesmo, só o sentido mudaria de anti-horário para horário.

Os organizadores do campeonato decidiram separar as baterias da Cadete, e assim, a tomada de tempo e a 1ª prova ocorreram na sexta, 8. No qualify Gabriel Gomez fez o 5º tempo. Por ter sido sorteado a ele um motor abaixo da média, Gomez solicitou a troca, com isso perdeu 4 colocações, saindo em 9º na primeira prova. Na corrida e com um equipamento melhor, Gomez não só recuperou a colocação que conquistou no qualify como conseguiu superá-la, fechando em 4º.

Já no sábado, dia que fecharia definitivamente o Torneio de Verão, a temperatura fez jus ao nome do campeonato em pleno outono: temperaturas elevadíssimas na zona sul de São Paulo e clima muito seco. Foram nessas condições que os pilotos da Mini Max começaram os trabalhos logo pela manhã para a tomada de tempo.

0.034 separou o segundo colocado Gabriel Gomez do pole position Rafael Câmara. Na primeira bateria, Gomez não tem seu melhor desempenho, sofreu com alguns enroscos com outros karts do pelotão intermediário, perdeu posições e terminou em 6º. Com o intervalo de 1 hora entre uma bateria e outra, Gomez se concentrou na estratégia que deveria adotar para pontuar e voltar a vencer pela categoria dos motores Rotax.

Largando de trás, Gomez começou bem e depois de se desvencilhar de Thomas Kuhne, o piloto do kart #78 teve um pouco mais de trabalho para ganhar a posição de Rafael Dias. Quando finalmente consegue a 4ª colocação, Gomez vê os 3 primeiros em um ritmo muito forte e aposta em uma confusão entre eles e assim herdar suas colocações. Não deu outra: sabendo aproveitar bem as oportunidades Gabriel Gomez assume a ponta e vence após grandes ultrapassagens.

“Na Mini Max, fui passando um por um até em 2º. Quando eu estava no P2 consegui dar uma distância, mas o terceiro colocado que acabou chegando de novo em mim. Tive que me defender dele para vencer”, relata o vencedor da segunda bateria Gabriel Gomez, já que o ponteiro Fefo Barrichello foi punido. Contando com essa punição, coube a Gomez apenas administrar. Chegou colado logo atrás de Fefo na linha de chegada, mas pela advertência, herdou o 1º lugar. Com esses resultados, Gomez garantiu o 1º lugar geral na etapa pelos Mini Max.

Mas ainda havia mais um compromisso na rodada. A segunda bateria da Cadete aconteceu no período da tarde. Largando na 4ª posição, Gomez decide partir para o ataque logo no início da prova. Com cinco voltas completas, Gabriel já é 2º e não dá sossego para o líder da prova e do campeonato Pedro Braga. Faltando duas voltas, Braga já não consegue sustentar o ritmo que impedia Gomez de tomar a sua frente e é ultrapassado. Gabriel assume a liderança e depois de se defender nos últimos metros de prova comemora a 1ª colocação: o lugar que lhe dava o título da categoria Cadete no Torneio de Verão 2016.

“Foi tudo uma questão de calma. Eu esperei até dar a placa [que mostra o número de voltas restantes] para tentar passar e assim deu tudo certo”, comemora o campeão dos Cadetes.

Com esse resultado, Gabriel Gomez também se tornou o vencedor da 22ª edição do SKB. Os próximos compromissos de Gomez é com a Copa São Paulo Light em 14 de maio. Pela Copa São Paulo Granja Viana, o catarinense compete em 28 de maio, etapa essa que é a largada para os pilotos da Rotax Mini Max em busca de uma vaga no Mundial Rotax em outubro na Itália.

Questionado sobre as vitórias, Gomez manifesta humildade: “Não esperava nada. Foi um final de semana espetacular para a gente, conseguimos vencer em todas as categorias que a gente correu, estou muito feliz, querendo sempre que isso se repita”. Gabriel lembra ainda de quem o ajudou a conquistar o lugar mais alto do pódio: “Dedico as vitórias de hoje para a minha equipe, meu pai e meu preparador”, finaliza o piloto.



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: