Depois de bater na trave na estréia, Victor Mafra comemora vitória na Pro 500 e liderança na categoria

Kart |
16 de março de 2016

Pela categoria Rotax Max, piloto de 15 anos sofreu com acidentes

 

Há 15 dias, a dupla de pilotos da equipe Edi Competições, Victor Mafra e Alberto Catucci, travava uma belíssima disputa com André Gouvêa pela Pro 500, ficando com o 2º lugar na estréia da Copa São Paulo de Kart Granja Viana. De volta à pista de Cotia no último sábado, 12, para a 2ª etapa, os pilotos estavam determinados a manter os ótimos desempenhos e quem sabe assumir a liderança.

Diferente da etapa inaugural, Victor Mafra foi o eleito para fazer o qualify. O jovem piloto garantiu o 8º lugar no grid de largada entre os 26 karts carenadas na disputa. “Acabamos largando em 8º porque cometi um erro na volta rápida. Larguei e na 2º volta meu volante quebrou”, revelou Mafra.

Mesmo com o problema mecânico, Victor resistiu a ir aos boxes e a cada volta, em vez de perder rendimento, mostrou talento e superação quando ganhava posições. Com 20 minutos de prova, o kart #107 da equipe Edi Competições já figurava no P3, dando trabalho para os ponteiros da corrida.

“Decidi não parar nos boxes. Continuei e ainda era o mais rápido da pista. Lá pela 20ª voltam, eu estava em 4º, chegando até a ficar em 3º, quando a situação do volante piorou muito e eu comecei a perder rendimento e entrei para os boxes”, relata Mafra.

A partir daí, Alberto Catucci assumiu o kart da equipe fechando a primeira parte da corrida em 2º. Em 1º ficou a equipe que fez a pole position, a Mega, liderada pelo experiente piloto Peterson Nakamura.

Mas na 2ª parte da corrida, os 30 minutos finais da prova foram intensos com a disputa pela liderança de Nakamura e Catucci. O duelo de grandes pilotos atraiu a atenção de todos que acompanharam a prova.

Logo depois da relargada, Catucci consegue a ultrapassagem para cima de Nakamura que não deixa por menos e 5 minutos depois reassume sua posição. 10 minutos depois Catucci volta a liderar e assim ficam os dois, se estudando e poupando o kart para os últimos minutos de prova.

O que Nakamura não contava era que um retardatário definiria a corrida. Recebendo a bandeira azul, o kart #36 se vê obrigado a dar passagem para os líderes, porém deixa apenas Catucci passar e só depois de mais alguns metros é que dá espaço para Nakamura tomar sua frente. Esse delay ajudou o líder Catucci, que conquistou uma vantagem na ponta e não via mais o rival colado em seu kart.

Assim, com uma mistura de talento e sorte, os pilotos da Edi Competições conquistaram sua primeira vitória na categoria. Com um 2º lugar na etapa passada e o 1º lugar nessa, Victor Mafra e Alberto Catucci são os novos líderes do campeonato.

Mais cedo, Victor Mafra competiu pela categoria Rotax Max e foi um fim de semana para ser esquecido. Durante a semana, Mafra vinha realizando bons treinos. Na quinta-feira foi o segundo melhor, na sexta foi o P3 e P2 correndo com pneus velhos.

No sábado, para a tomada de tempo, o kart não estava 100%, o que dificultou muito conseguir sair em uma posição favorável. “O kart estava muito difícil de guiar. A traseira lançava muito e acabei largando em 18º”, contou Victor.

Na primeira bateria, Mafra fez uma boa largada, mas na curva do mergulho sofreu sua primeira colisão do dia. “Eu estava por dentro e um piloto por fora tentou fazer a curva junto comigo, aí ele bateu em mim e acabamos rodando”, relata o piloto de Mogi.

Mesmo com a batida, Mafra conseguiu se recompor e manter-se na prova, mas não por muito tempo. “Consegui continuar até quando uns pilotos rodaram na minha frente e eu acabei acertando um dos karts, danificando o meu próprio kart”, comentou Mafra sobre a falta de sorte na 2ª etapa da Copa São Paulo.

Com o equipamento comprometido, Victor Mafra não pode competir na 2ª bateria da categoria, deixando assim de somar pontos nessa etapa para sua campanha no campeonato dos Max.

O piloto terá uma nova oportunidade de melhorar seu desempenho no próximo dia 9 de abril, quando a Copa São Paulo de Kart KGV volta com suas atividades, dessa vez no kartódromo internacional de Interlagos.



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: