Piloto da CF3 se beneficiou com um problema de câmbio do líder Matheus Iorio e superou Thiago Vivacqua nas últimas voltas para vencer |
|
Carlos Cunha Filho é o primeiro vencedor da temporada 2016 da Fórmula 3 Brasil. Na tarde deste sábado (9) aconteceu a corrida inaugural do ano no Autódromo do Velopark (RS) e, após ver Matheus Iorio abandonar, o piloto da CF3 apenas manteve a diferença para trazer o triunfo para casa. Guilherme Samaia foi o segundo, com Artur Fortunato completando o pódio do dia. Pela F3 Light o paranaense Renan Pietrowski foi o destaque e venceu em sua estreia.
A etapa de abertura do campeonato de monopostos teve o titular do carro #34, Matheus Iorio, largando da pole-position e após 21 voltas a vitória não parecia distante. No entanto, após um problema de câmbio, o vice-campeão de 2015 se viu obrigado a abandonar precocemente a bateria 1 do final de semana. As disputas ao longo da corrida deram um tom extra de emoção. Durante os quase 30 minutos de prova o piloto do carro #41, Artur Fortunato, se viu brigando com diversos pilotos dentro da pista. O primeiro foi Igor Fraga, e o titular da A. Fortunato F3 Racing acabou levando o melhor, assim como quando bateu roda contra Pedro Cardoso.
Quando o cronômetro marcava 11 minutos para a bandeira quadriculada, um carro de segurança foi necessário na pista para a retirada dos carros de Matheus Muniz e Leonardo Raucci, que ficaram parados em uma das áreas de escape do circuito. Olhos voltados, no entanto, para os estreantes da categoria F3 A. Do top-10 da corrida, cinco estavam em sua primeira aparição. Igor Fraga, que ano passado correu na F3 Light, ficou com a quarta colocação, com o estreante Luis Felipe Branquinho em seu encalço. Yurik Carvalho foi o sexto, seguido por Pedro Cardoso, Thiago Vivacqua, Renan Pietrowski e Pedro Caland. Foi a primeira vitória da carreira de Carlos Cunha na categoria. “Eu cometi um erro na classificação, e nossa meta era largar bem. O problema é que eu errei também na largada, caí para quarto ou quinto. Consegui recuperar, vinha chegando em um ritmo bom. Os retardatários atrapalharam um pouco, mas depois disso o ritmo voltou. No final eu estava com uma dor nas costas e eu não conseguia frear direito, o que atrapalhou um pouco, mas graças a Deus consegui aguentar e passar o (Thiago) Vivaqua e no final vencemos a corrida”, disse.
Pietrowski, piloto da PropCar na classe Light, destacou o trabalho de recuperação rumo à vitória. “Eu errei um pouco na largada, mas aos poucos consegui recuperar terreno. Durante a aproximação eu percebi que meu adversário também havia cometido um erro e consegui chegar para ultrapassar. Batalhei ao máximo por esta vitória para mim e para a equipe”, declarou. A largada para a segunda bateria da Fórmula 3 Brasil no Velopark acontece neste domingo (10) às 8h45. Os seis primeiros da prova de hoje largam em ordem invertida – o que coloca Yurik Carvalho na posição de honra. A prova terá 30 minutos mais uma volta de duração.
Resultado Corrida 1: |