Campeão da DD2 Masters, Michel Aboissa inicia temporada pontuando para defender título

Kart |
1 de março de 2016

Mesmo com defeitos no kart na categoria Rotax Max Masters, Aboissa consegue um bom desempenho, além se manter no pódio da Rotax DD2 Master

 

 

A etapa inaugural da Copa São Paulo de Kart Granja Viana 2016 começou com percalços para Michel Aboissa. O dono do kart #08 teve que enfrentar, além dos seus rivais, problemas técnicos no próprio kart.

O piloto não conseguiu comparecer aos treinos oficiais da etapa que foram abertos na última quinta-feira (25/02). Assim, além de não praticar no traçado 1-A escolhido para a 1ª etapa, a equipe de Aboissa também não teve oportunidade de ajustar os problemas que o kart vinha apresentando: “Não treinei e estávamos com problema na válvula. Já marcamos de fazer alguns testes para descobrir qual foi o problema”, contou o piloto que chegou ao Kartódromo Internacional Granja Viana no sábado (29/02), para competir nas provas da Rotax Max Masters e Rotax DD2 Masters.

Nesta última categoria, Aboissa guarda boas recordações do ano passado. Foi ele o grande campeão da DD2 Masters, batendo inclusive o pai, Munir Aboissa. Na estréia de 2016, o roteiro indicava que o novo ano seria parecido o passado. Michel emplacou de cara o melhor tempo entre os Masters no qualify: 00:48.906.

Porém, a boa impressão se sustentou apenas até a tomada de tempo. Na prova, Michel saiu na pole, mas teve um problema no powershift e o motor acabou falhando. Assim, Rubens Barrichello que vinha logo atrás acabou esbarrando no kart #08 de Michel.

Mesmo com as dificuldades técnicas, Aboissa conseguiu administrar bem e ficou com o 3º lugar entre os Masters e 8º na classificação geral (nesta categoria pilotos da DD2 e DD2 Masters correm juntos). Na segunda bateria os problemas técnicos persistiram, mas Michel parecia mais adaptado às limitações do equipamento e levou o kart #08 a vice-liderança na Máster, atrás apenas de Fernando Guzzi, e se posicionando na 6ª colocação no geral.

Com um 2º e 3º lugar, Michel pontuou bem na categoria em que é o atual campeão e mantém firme a proposta de defesa do título.

Rotax Max Masters

 

Mas não foi só a defesa do título da DD2 Master que levou Michel Aboissa ao kartódromo Granja Viana. O piloto estreou em uma nova categoria este ano: a Rotax Max Masters.

Mas mesmo mudando de categoria, o sufoco com o kart não mudou. Desde o qualify, a válvula do kart 08 era a adversidade a ser contornada. “Esse problema na válvula nos tirou toda a força nas saídas de curva”, relembra Aboissa. “Não tinha nada de arrancada. Dessa forma, tive que fazer a tocada mais limpa possível. Qualquer erro ou forçada nas freadas matava a saída do kart”, contou.

Precisando adotar esse modo de pilotagem mais suave, Aboissa, conhecido pelo modo agressivo de guiar estava realmente irreconhecível. 7º colocado entre os Masters e 15º geral na primeira bateria e 4º na sua categoria e 9º geral na segunda corrida.

O piloto volta a competir na Copa São Paulo apenas na 3ª etapa, já no dia 12 de março (2ª etapa) estará competindo do Florida Winter Tour, nos Estados Unidos. A ideia real de disputar a Rotax Max é justamente treinar com o motor e chassi idênticos que serão adotados em outros torneiros internacionais que Aboissa disputará como o Campeonato Sul Americano que acontece em julho na cidade de Lima, no Peru.

“A estratégia está dividida em partes. A primeira é o FWT, depois o Sul Americano e após isso o campeonato paulista KGV, finalizando com o Mundial Rotax na Itália em outubro”, listou Michel.

As malas de Aboissa para o país vizinho já estão prontas. Quanto mais experiências acumular nelas, títulos virão na nova temporada.

Fotos: Luiz Pinheiro/TV Racing

 



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: