A sexta-feira foi dos líderes na Porsche Império GT3 Cup em Interlagos.
Com direito a pole position e melhor volta da prova, Rodrigo Baptista liderou de ponta a ponta e venceu pela segunda vez no ano pela classe Cup, enquanto na Challenge Marçal Müller foi o mais veloz na tomada de tempo, garantindo sua segunda pole em duas provas no ano.
Foi uma jornada atípica em São Paulo, com a programação recheada em virtude da chuva que abreviou a segunda prova da Cup na abertura da temporada em Curitiba.
E novamente entrou água na programação do evento. As sessões de treino da manhã acabaram prejudicadas pela pista encharcada, mas à tarde secou e os carros conseguiram acelerar com pneus slick fornecidos pela Michelin.
Neste sábado acontece a prova da Challenge, a tomada de tempo da Cup e mais duas baterias de 25 minutos mais uma volta com os carros da principal categoria.
O livetime da Porsche Império GT3 Cup cobre todas as atividades ao vivo a partir das 9h. As provas são exibidas pelo canal oficial da categoria no Facebook, no Youtube e pelo portal Grande Prêmio.
Cup
A Corrida
Depois de estabelecer a pole com quase meio segundo de margem, Rodrigo Baptista segurou a liderança na largada, seguido por Lico Kaesemodel, Ricardo Baptista e Pedro Queirolo. Miguel Paludo foi o nome da primeira volta, saltando de sétimo para quinto. Fernando Fortes caiu de quinto para sexto, mas sustentou a liderança na classe Sport, enquanto em nono, Carlos Ambrósio liderava na Master.
Na quarta volta, Queirolo colou em Ricardo Baptista na disputa pelo terceiro lugar, mas o bicampeão foi hábil ao posicionar o carro #27 numa linha defensiva para se defender.
Na volta 7, Adalberto Baptista, Werner Neugebauer e Marcel Visconde travaram belíssima disputa pelo sétimo lugar. Logo à frente, Fortes pressionava Paludo.
Na décima volta Carlos Ambrósio sofreu com um pneu furado, deixando a liderança na Master para Guilherme Figueirôa.
A cinco minutos da bandeirada, Rodrigo Baptista vinha tranquilo em primeiro. Já havia feito a melhor volta e estava 5s à frente de Lico, que vinha mais 3s à frente de Ricardo Baptista. Maurizio Billi ultrapassou Figueirôa pela liderança na Master, e o carro #9 acabou depois escapando no fim da reta após contato com o muro interno.
Nas voltas finais as posições no top5 continuaram inalteradas, mas Edu Azevedo e Marcel Visconde duelavam no fim da reta, com o carro #88 levando a melhor no contorno do S do Senna.
A prova acabou com vitória de Rodrigo Baptista no geral, Fortes na Sport e Billi na Master.
Challenge
O quali
Marcus Vario e Eloi Khouri começaram o quali mostrando força. Logo na segunda volta lançada, os dois andaram na casa de 1min42s0 e trouxeram seus carros para os pits poupando pneus para o Q2. Nando Elias, com o quarto tempo, já sinalizava que seria o nome a ser batido na classe Sport. Marçal Müller precisou de oito voltas e avançou para a disputa da pole com o sexto tempo.
Luca Seripieri fechou o top10 com a marca de 1min43s655, superando Pedro Costa por apenas 14 milésimos.
No Q2 Marçal foi preciso para baixar sua marca a 1min41s835. Vario bem que tentou repetir a liderança da primeira sessão, mas teve que se contentar com a posição por fora na primeira fila. Em terceiro parte Khouri, cujo giro mais rápido ficou a apenas 18 milésimos da marca do ítalo-panamenho. Rodrigo Mello é o quarto, uma posição à frente de Nando Elias, o pole na classe Sport.
Declarações dos pilotos
“Foi uma prova muito boa. Conseguimos a pole e acertar o carro bem. Foi meio que largar, não se envolver em confusão nenhuma e abrir o máximo possível e, depois, administrar a corrida”
Rodrigo Baptista, vencedor da corrida de líder do campeonato da Cup
“A corrida foi legal, a largada foi boa, não teve acidenta na primeira curva, conseguimos passar bem. Rodrigo estava muito rápido, tentei acompanhá-lo, o tio dele também estava rápido, me pressionando. Mas então passaram a pressionar o Ricardo e consegui abrir um pouco. Peguei meu ritmo e foi até o fim. Foi uma corrida meio solitária, mas administrando. No começo o carro estava bom, mas depois não estava. Vamos ver para amanhã, tem outro quali e recomeçar tudo de novo. Foi positivo ter assumido o segundo lugar no campeonato”
Lico Kaesemodel, Segundo colocado na prova
“Me senti orgulhoso de bater de igual para igual com um adversário do currículo do Miguel Paludo, e eu não errei também. Vi que ele é preciso. Fiquei muito orgulhoso de bater roda com ele. Estou muito feliz com a disputa hoje”
Fernando Fortes, vencedor na Cup Sport
“Foi um dia atípico, treinamos no molhado, corremos no seco. Então, não tínhamos muitos parâmetros. A corrida foi muito boa, com umas brigas boas. Graças a Deus, deu tudo certo no fim”
Maurizio Billi, vencedor na Cup Master
“Eu me dediquei muito para essa temporada. Graças a Deus, eu consegui viabilizar minha participação devido aos meus patrocinadores. Está sendo uma surpresa para mim esse bom desempenho, mas acho que isso deve muito ao carro, que é muito seguro. A gente se sente muito seguro para acelerar. Estou muito feliz. Vamos com tudo para tentar defender a liderança desse campeonato.”
Marçal Müller, pole da Challenge
“Preciso continuar fazendo o que estou fazendo. Tirar o máximo do carro e o máximo de mim e tentar passar e ficar na frente até o fim com o que aprendi aqui. Espero que eu consiga trazer a primeira vitória”
Eloi Khouri, terceiro no grid da Challenge
“A intenção é chegar lá na frente na geral, mas estou muito feliz por ter feito a pole na Sport. Lá em Curitiba, eu mandei bem nos treinos livres, mas chegou na classificação não fui bem, larguei em 14. Agora, em quinto no geral, e pole na Sport. A gente tem um caminho bacana para ganhar a corrida amanhã. Se Deus quiser, vai dar tudo certo”
Nando Elias, pole na Challenge Sport e quinto no grid
Resultados
Cup – Corrida extra
Challenge – Quali
Assessoria de Imprensa Porsche GT3 Cup Challenge
Fotos: Sandro de Souza / Infinity Photo