Quinta-feira de muito calor e reconhecimento de pista na Porsche GT3 Cup em GO

Turismo |
30 de julho de 2015

Pilotos das classes Cup e Challenge têm primeiro contato com circuito de Goiânia; longa reta, miolo traiçoeiro e forte calor formam as pautas do dia

A quinta-feira da Porsche GT3 Cup Challenge Brasil em Goiânia foi de reconhecimento da pista, que faz sua estreia no calendário da categoria neste fim de semana. Sob um sol escaldante e temperaturas superiores a 30ºC os pilotos das classes Cup e Challenge puderam tirar suas primeiras impressões e dar início aos trabalhos de ajuste dos equipamentos.

Criada em 1974 e revitalizado 40 anos depois, a pista goiana tem um total de 4.309 metros de extensão e um total de 15 curvas. Apesar de a longa reta de 1 km de extensão, a mais longa de todo o país, chamar a atenção, é o miolo do circuito que trouxe a maior parte dos problemas, com um bom número de rodadas marcando os ensaios extras.

“É uma pista muito rápida. O autódromo está muito bacana. Em algumas curvas o desafio é mto grande como a curva 1 e a de entrada do miolo. É uma pista bem desafiadora. Essa foi a maior reta que fiz – até então tinha sido em Curitiba, onde entramos até mais rápido na reta – e com o Porsche e é uma delícia”, destaca Ricardo Baptista, que corre com o carro #27 na Cup.

Ricardo Baptista reconhece pista (Beto Issa)

Ricardo Baptista reconhece pista (Beto Issa)

Piloto morador da região e membro do grid da Challenge, o maranhense Daniel Corrêa não se vê em vantagem por já ter competido aqui uma vez. E nem o fato de ser do Centro Oeste ajudará no quesito calor, que, segundo ele, será muito desgastaste para todos – principalmente os mais velhos. “O carro se comporta muito bem nesta pista. O problema é que teve corrida de caminhões e as zebras de escape estão bem ruins, o que precisamos tomar cuidado. Agora o calor está forte e vai continuar. Quem não tiver preparado vai sofrer muito, todo mundo. Está um inferno, desconfortável até para nós da região!”

Por conta dos treinos extras, a classe Challenge viu uma estreia de peso na pista: Alencar Jr., campeão de 1982 da Stock Car e campeão mundial de Maserati em 2005, apenas para citar algumas de suas conquistas. Aos 62 anos, o goiano volta a competir em sua terra natal pela primeira vez desde 2007, quando competiu no extinto GT3 Brasil.

Alencar Jr. estreia pela Challenge (Beto Issa)

Alencar Jr. estreia pela Challenge (Beto Issa)

As atividades seguem na sexta-feira com mais um treino opcional, dois ensaios livres e a tomada de tempo para as provas do sábado. A primeira jornada da Porsche GT3 Cup Challenge na capital goiana será um evento conjunto com o prólogo e largada promocional do Rally dos Sertões. O livetiming da categoria acompanha a programação a partir dos treinos livres de sexta. O portal Terra exibe a jornada de sábado ao vivo. Band exibe VT no domingo (02/08) às 12h30. Já o Sportv mostra as corridas no domingo seguinte (08/08).

Texto: Luis Ferrari



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: