Porsche GT3 Cup Challenge começa a receber inscrições de duplas para campeonato de endurance

Turismo |
7 de julho de 2016

Primeira etapa, de 300 km, acontece no dia 6 de agosto em Interlagos e já tem confirmado o duo Visconde-Queirolo, parceria vencedora em 2015 (Foto: Luca Bassani)

Nas quatro primeiras etapas do ano era cada um por si, em corridas de 25 minutos. Mas agora os competidores da Porsche GT3 Cup Challenge –assim como outros pilotos brasileiros e internacionais de outras categorias– voltam suas atenções para as provas de longa duração com os carros de corrida mais vendidos do mundo.

A um mês da primeira etapa do campeonato de Endurance de 2016, o grid da prova de 300 km marcada para Interlagos começa a ganhar corpo.

A primeira dupla confirmada é Marcel Visconde e Pedro Queirolo, vencedores dos 300 km de São Paulo, prova pioneira que encerrou a temporada passada em grande estilo.

“Estou muito contente em poder dividir o carro com o Marcel novamente, principalmente por ser um piloto rápido, constante e muito experiente nas provas de endurance. O ano passado cometemos apenas um deslize em nossa prova quando não fizemos a parada na primeira volta do safety car, porém conseguimos a vitória devido ao erro e consequente punição de outros competidores. Quem errou menos venceu!! Nessa prova vamos manter a mesma estratégia. Vamos evitar os acidentes, adotar um ritmo constante e ir pra cima para conquistar nossa segunda vitória”, diz Queirolo.

“Nossa dupla deu certo, tanto que ganhamos no ano passado. Então repetir a parceria nesta oportunidade foi a alternativa natural. Queirolo é um piloto rápido, erra pouco e é constante. Fico especialmente contente também pelo fato de mais uma vez dividir o carro com um outro competidor regular da Porsche Cup”, apontou Marcel Visconde, que, além de ser um dos remanescentes da primeira corrida da história da Porsche GT3 Cup Challenge em 2005, ostenta o recorde em participações no evento.

O campeonato de Endurance terá três provas em 2016. As duas primeiras, no dia 6 de agosto em Interlagos e no dia 22 de outubro em Goiânia, serão disputadas em duplas e terão 300 km de duração. A prova final está marcada para 3 de dezembro em Interlagos, com 500 km e até três pilotos compartilhando o carro.

As corridas terão largada no fim de tarde, com a bandeira quadriculada à noite, impondo aos competidores o desafio adicional de pilotar à noite. Os carros das classes Cup e Challenge vão para a pista simultaneamente e a estratégia de paradas de box para revezamento de pilotos, troca de pneus e reabastecimento compete à tripulação de cada carro.

Após a prova de 500 km, que encerra a temporada do campeonato Sul-Americano da Porsche GT3 Cup Challenge, serão coroados os campeões de cada classe nas disputas de Sprint e Endurance.

Mas há também em cada classe um ranking anual para apurar os “campeões overall”, considerando pontos conquistados tanto em corridas curtas como longas. O grande campeão da classe Cup recebe como prêmio a inscrição numa prova preliminar das de 2017 em que largam mais de 40 Porsches, enquanto o grande campeão da Challenge terá como prêmio uma etapa na classe Cup na temporada seguinte.



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: