Pilotech: Clínica especializada para pilotos será inaugurada nesta quinta-feira

Outros |
29 de junho de 2016

Única clínica para desenvolvimento psicofísico de pilotos no Brasil fica próxima ao Parque do Ibirapuera, em São Paulo

A imprensa nacional terá a primazia de antecipar nesta quinta-feira (30/7) a inauguração da Pilotech, clínica para desenvolvimento psicofísico de pilotos de automobilismo, localizada no pulmão da capital de São Paulo, ao lado do Parque do Ibirapuera. O espaço exclusivo na Avenida Quarto Centenário, 1532 (Jardim Luzitania) vai receber a partir das 10 horas pilotos de vários níveis e idades que proporcionarão demonstração das atividades físicas e psicológicas, além de práticas em simuladores de alta tecnologia para carros e karts, nas principais pistas do mundo.

Inspirada em projetos internacionais, mas devidamente adequada ao cenário brasileiro e atendendo à necessidade dos pilotos de um dos países que mais conquistaram títulos na Fórmula 1, a Pilotech foi criada pelos empresários-pilotos Luca Milani e Luiz Nicolaci Santos, junto com o renomado preparador psicofísico José Rubens D’Elia, que atua como Diretor Técnico.

“É uma exclusiva clínica de alta performance para desenvolvimento psicofísico, com toda a tecnologia que o piloto de competição ou aprendiz de pilotagem precisa. Além da capacidade técnica e física, a Pilotech desenvolve o lado psicoemocional. É o primeiro centro de formação de novos campeões do Brasil, onde pilotos e futuros pilotos se preparam para vencer competições”, explica José Rubens D’Elia.

Para o treinamento físico a clínica Pilotech conta com uma área funcional totalmente equipada com equipamentos Movement estudados para as necessidades físicas dos pilotos, que treinam de macacão e capacete. É uma simulação real em tudo o que existe neste espaço exclusivo. Vai desde o vestiário até a academia, passando pelas duas salas com isolamento acústico que acomodam simuladores sofisticados para treinamento e avaliação para qualquer tipo de pilotos de todas as idades e categorias, sempre acompanhados por profissionais experientes e altamente qualificados.

“O piloto tem que ser forte, flexível e resistente. Tanto no corpo como na mente. Isto é muito importante. Então, quando ele chega aqui no treinamento, ele tem um trabalho em que o seu corpo é desafiado exaustivamente e a sua capacidade mental é estimulada e desenvolvida simultaneamente”, comenta o Diretor Técnico. “Sem um treinamento físico e mental é muito difícil você conseguir fazer o seu melhor dentro do carro”, atesta Luca Milani, um dos sócios e que também é piloto.

 

PERSONALIZAÇÃO AO EXTREMO

A Pilotech trabalha com o conceito de personalização, desenvolvendo seus produtos de acordo com a necessidade de cada cliente. O principal treinamento é o Full, em que o cliente tem à sua disposição todos os espaços da clínica, tanto da academia de preparação física quanto das duas salas de simuladores. O acompanhamento dos técnicos é total, inclusive em atividades externas, possibilitando um desenvolvimento mais efetivo.

“O corpo humano é uma máquina feita para vencer. Durante nossa existência criamos métodos e ferramentas para transpor obstáculos, superando nossas limitações de força e tamanho. Criamos máquinas para ir mais alto, mais rápido e mais longe. O piloto de competição é um atleta de alta performance. Seus músculos têm que estar condicionados e fortalecidos para suportar movimentos repetitivos. Seu cérebro precisa estar bem oxigenado para calcular com clareza o momento certo de frear ou dividir uma curva. Precisa estar focado para conseguir aquela fração de segundo que será a diferença entre o primeiro e o último lugar do grid. Simulando em um ambiente controlado as situações de stress físico e mental, conseguimos otimizar e treinar as reações para os momentos adversos. Na Pilotech o cliente é treinado para vencer”, reforça D’Elia.

Outro tipo de treinamento é o Projeto SIM, em que o cliente recebe aulas somente nos simuladores de alta tecnologia, que favorece um treinamento mais próximo da realidade. A ideia não é substituir, mas minimizar os custos de treinamentos de pista dos pilotos, utilizando os mais atuais e sofisticados simuladores disponíveis, e ainda com esforço físico.

O equipamento serve desde para aprendizado e memorização de traçado e onde acelerar e frear, como para aprender a ler uma telemetria ou até mesmo o que os ajustes de vários set-ups influenciam na performance do carro. Desta forma, o cliente também tem a liberdade de utilizar o equipamento com a orientação de seu coach, engenheiro ou chefe de equipe.

“Os nossos simuladores são utilizados com o acompanhamento de um especialista – Mike dos Santos, campeã mundial de simuladores -, que colabora na realidade do set up do carro utilizado pelo piloto. Por isto, uma sessão nos simuladores é muito mais barata do que um treino na pista”, explica Luiz Nicolaci Santos.

“Temos casos em que kartistas já começam a treinar no simulador, com carros e em pistas que ainda conhecerão, antes mesmo de cursarem uma escola de pilotagem. Isto antecipa e acelera a sua adaptação, pois muitos são menores de idade e não podem ter sua primeira experiência em carros nas ruas”, complementa o piloto e sócio da Pilotech.

Nesse caso, o cliente é instruído em sua pilotagem e tem o seu desenvolvimento físico pontual desenvolvido através da articulação mecânica que imita as forças impactadas no volante do veículo e no pescoço do piloto. Portanto, as sessões no simulador são pensadas e estruturadas como se fossem testes reais nas mais diversas pistas do Brasil e do mundo.

Um dos simuladores é específico para karts, de diversos tipos e com centenas de circuito mundo afora. O outro é de carros – Monoposto e Turismo -, também de diversas modalidades e com dezenas de pistas do mundo inteiro.

“O piloto tem que ser um atleta profissional. Quando ele entra em um carro, ele e o equipamento tem que ser uma unidade. O mais importante é que ele vai ter que desenvolver cada vez mais o foco e o reflexo. É isto que vai fazer dele um vencedor”, encerra José Rubens.

 

 
Serviço:
Pilotech
Apresentação para a Imprensa: Dia 30/7, às 10 horas
Endereço: Av. Quarto Centenário 1532 – Jardim Luzitania – São Paulo (SP)
Telefone: +55 (11) 4280-5960 e 97086.4527
E-mail: contato@pilotech.com.br
Site: http://www.pilotech.com.br/
Facebook: www.facebook.com/Pilotech
Instagram: https://www.instagram.com/pilotechbr

Obsº: A partir das 19 horas do dia 30/6 será realizada outra apresentação específica para pilotos interessados. A imprensa também poderá comparecer, caso tenha dificuldades no horário matutino.

FAVOR CONFIRMAR PRESENÇA:
Celular e WhatsApp: 11-99681.3549 com Otazú
mastermidia@mastermidia.com.br



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: