Nations Cup tem vitória holandesa; ClickSpeed Brazil Team disputou o pódio no ano de estreia

Kart Amador |
27 de julho de 2016

Interpretação polêmica da direção de prova tirou equipe brasileira pela briga do pódio em sua primeira participação (Foto: Jose Burillo Gonzalez)

 

Depois de duas Seletivas ClickSpeed rumo ao KWC ( Kart World Championship – o Mundial de Kart Rental), os nossos três pilotos que estão representando as cores da ClickSpeed e do Brasil estão em Martinsicuro, na Itália, batalhando para tentar trazer este título para cá.

E para provar que a dificuldade é grande, até o verão europeu decidiu ser mais uma barreira para os pilotos. Durante os treinos o calor foi intenso que a parte externa da pista precisou ser interditada porque o asfalto rachou. Desta forma os treinos se restringiram ao circuito Indoor.

Além do asfalto, os próprios pilotos sentiram o calorão italiano. Muitos tiveram problemas para suportar a resistência da prova Endurance da Nations Cup (ou Copa das Nações). Com tanto desgaste a organização resolveu abrir uma segunda categoria chamada de RX8 que será disputada em Karts SODI motorizados por HONDA 270cc (9HP). “Esperamos que estes pilotos que sofreram mais migrem para categoria mais mansa. Os Shifter KZR estão regulados para 20HP e são motorizados por motor BETA refrigerado a agua 4 tempos e com câmbio de formula Renault tipo “padle shift”, afirmou Poul Hornemann, idealizador do KWC.

Diante da exaustão, muitas equipes desistiram de disputar da Nations Cup para preservar a parte fisica e correr apenas no Mundial. Assim, sobraram 18 equipes, entre elas a ClickSpeed Brazil Team composta por Kleber Barcellos e JR Oliveira. Outro time brasileiro foi formado por Eduardo Favilla, Luis Fernando Hoffman (Velopark), e Wilson Escribano (ClickSpeed), complementada pelo piloto espanhol Roberto De La Serna, denominada assim Brasil Spain United.

As seis horas da corrida foram mantidas, só a disposição dessas horas foram modificadas. Tivemos duas corridas de três horas, sendo que ambas valiam os mesmos pontos com um ponto para melhor volta em cada corrida e um ponto para a pole da primeira corrida. O Grid de largada da segunda corrida foi inspirado na Stock Car e reverteram as nove primeiras posições.

A formação do grid de cinco minutos for iniciada pontualmente as 10h no horário local. Sem surpresas a equipe belga Hulla Lulu/Costa Blanca vencedora de 2015 e formada por Matts Breckpott, Arnaud Tewen, Giovanni Baccelieri e o polonês Matt Bartch conquistou a pole position. Atrás deles vinha a equipe local PGK – ITALY e uma série de grupos holandeses liderados pela DutchValue, formada pelos principais pilotos holandeses: Ruben Boutens, Rico Haarbosch, Selina Balneger, e Lorenzo Stolk.

Dada a largada, o piloto Arnaud Tewen não resitiu por muito tempo a pressão da equipe italiana e logo cedeu a liderança. O piloto da casa Andrea Giuliodoro também não conservou a posição e fez com que as equipes holandesas e a equipe alemã Grindagrap crescecem na prova.

A pole Hulla Lulu optou por uma estratégia que depois se confirmaria equivocada. Parando precocemente e trocando os três karts logo no início da prova, sofreu e teve de efetuar mais trocas caindo tabela abaixo. A corrida se polarizou entre a Grindagrap e a Dutch Value. No final prevaleceu a experiência de Ruben Boutens conquistando a vitória na primeira corrida. A ClickSpeed Brazil Team fez uma excelente prova vindo de trás e conduzindo a equipe a sexta posição.

Por conta da inversão dos nove primeiros, a ClickSpeed Brazil Team largou em terceiro. Por ali permaneceu um bom tempo e se não fosse uma punição bastante discutível teria subido ao pódio. Levando um Time penalty devido a uma confusão na largada, a equipe pole position Hulla Lulu foi acertada em duas ocasiões caindo para último lugar. “É discutível, pois em uma largada sempre existe um bata-bate muito difícil de apontar culpados. O diretor local achou duas pancadas, a primeira causada por um piloto brasileiro, enquanto a segunda foi causada por um piloto alemão. Infelizmente apenas a equipe brasileira foi punida. Diante disto, um nono lugar foi o máximo que pode ser almejado”, explicou Hornemann.

Na frente mais uma vez estava Grindagrap contra Holland Best Value. No final, uma batalha épica! Faltando três voltas para o fim, a equipe Grindagrap com o piloto Adrian Janecsko colou em Ruben Boutens e o holandês tirou o coelho da cartola defedendo de forma magistral. Parabéns ao piloto Adrian que foi limpo em sua condução em nenhum momento obrigando a organização a buscar sequer uma bandeira de advertência.

Resultado final da Nations Cup 2016

Somados os pontos a equipe Dutch Value com duas vitórias foi a campeã, a equipe Grindagrap com dois segundos foi a vice campeã, e em terceiro com uma condução muito firme e sem erros a equipe Áustria liderada pelo campeão mundial de 2006 Alex Gumpenberger. O ClickSpeed Brazil Team ficou em nono e a Brasil Spain United ficou em décimo quinto. Destaque ainda para o dinamarquês Clauss Norman que aos 63 anos conseguiu se manter na pista por três horas levando sua equipe a um honroso décimo primeiro lugar.

Corridas classificatórias do KWC iniciaram hoje

Hoje começam as baterias individuais. JR Oliveira já deu sua impressão inicial do KWC: “As baterias classificatórias estão bem equalizadas de nível de pilotos. As estratégias e sorte também podem fazer alguma diferença” Para se manter entre os melhores, o brasileiro já sabe a receita: “Estamos no mesmo nível e existe diferença entre os karts, algo em torno de 0.5. O importante será virar tempo constante com todos os karts”.

Para saber como está indo os pilotos da ClickSpeed Brazil Team continue ligado.

 

Confira a programação:

 

23/07 – SÁBADO – TREINO OFICIAL PARA NATIONS CUP
24/07 – DOMINGO – NATIONS CUP
25/07 – SEGUNDA FEIRA – TREINO OFICIAL PARA O KWC INDIVIDUAL
26/07 – TERÇA FEIRA – TREINO OFICIAL PARA O KWC INDIVIDUAL
27/07 – QUARTA FEIRA – ROUND “A” E “B” DAS CORRIDAS CLASSIFICATORIAS.
28/07 – QUINTA FEIRA – ROUNC “C” E “D” DAS CORRIDAS CLASSIFICATORIAS
29/07 – SEXTA FEIRA – ROUND “E” E “F” DAS CORRIDAS CLASSIFICATORIAS
30/07 – SÁBADO – ROUND “G” E “H” DAS CORRIDAS CLASSIFICATORIAS.
31/07 – DOMINGO – TRÊS SEMIFINAIS NA PARTE DA MANHÃ, NA PARTE DA TARDE UM MATCH RACE PARA DEFINIÇÃO DO GRID DE LARGADA DA FINAL E FINALMENTE A FINAL.

 

 

Accelera, ClickSpeed!



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: