Fernando e Natasha tem duplo desafio no rali neste final de semana

Rally |
16 de Abril de 2015
– Dupla da Solimann Racing disputará rodada de abertura dos campeonatos Brasileiro e Gaúcho
– Equipe mantém disputa em uma das categorias mais fortes, a RC4
Uma única corrida, mas com desafio duplo. Assim será a prova de Estação, cidade que fica ao norte do RS, próxima a Erechim, neste final de semana, para a dupla Fernando Solimann e Natasha Pedot, da equipe Solimann Racing (Solimann Empreendimentos/Bolicho do Tio Chico). A dupla erechinense disputará a prova de olho em duas pontuações: pelos campeonatos Brasileiro (CBR) e Gaúcho de rali de velocidade.
Eles chegam à cidade na manhã desta sexta, quando fazem o reconhecimento das especiais, trechos por onde a prova passará. Á noite, participam da largada promocional, no centro da cidade. E no sábado, dia 18, tem a corrida, que será desenvolvida em nove especiais, todas em estradas de terra, pelo interior dos municípios de Estação e Ipiranga do Sul.
Este ano, a dupla vai competir nos dois campeonatos, e a expectativa é fazer todas as provas. “Este ano estamos começando a temporada com um carro novo, de uma categoria superior ao que andávamos, por isso a expectativa primeiramente é completar, e com um tempo o mais próximo possível dos demais concorrentes, tendo em vista que teremos pilotos muito rápidos e alguns ainda com equipamento superior, então temos ideia igual a do ano passado de andar na mesma casa de tempo dos principais concorrentes para tentar algum resultado positivo”, aponta o piloto Fernando Solimann.
A dupla irá competir na categoria RC4, carros de tração 4×2 e 1.600 cc, a bordo de um Peugeot 206. “Teremos a mesma dupla o ano todo, tanto no Campeonato Gaúcho quanto no Brasileiro, que terei o prazer de andar pelo segundo ano consecutivo. Acredito que com a disputa de mais um ano das duas competições, a pilotagem, consequentemente, se qualifica, ainda mais por andar em terrenos e relevos diferentes e mantendo a dupla, o que faz com que a cantada fique sempre igual e a grafia de levantamento sempre a mesma, pois com a alteração de navegador as vezes é preciso alterar o tipo de levantamento”, acrescenta Fernando.
No CBR a disputa é em uma categoria muito disputada, mas a meta da equipe é buscar evolução. “A disputa no Brasileiro será intensa entre as primeiras colocações, mas iremos tentar atacar onde for possível e permitido para talvez conseguir um lugar ao pódio, espero conseguir terminar primeiramente todas as etapas. Todos os grandes nomes também já passaram por essa fase, então acredito que a disputa é possível sim, através do esforço e aprendizado, trazendo mais qualidade à nossa dupla”, enfatiza a navegadora Natasha Pedot.
Além da disputa no nacional, a dupla espera também um bom desempenho certame regional, que será composto de cinco etapas nesta temporada. “Como dizem, o objetivo é incomodar. Sabemos que ainda não estamos prontos com carro e pilotagem para buscar o título, pois há pilotos com muitos anos de experiência e carros superiores para andar na nossa frente, porém, vamos com calma e tentar fazer o menos número possível de erros, terminar as provas e tentar morder posições mais à frente”, explica o piloto Fernando.
Nova estrutura para 2015
A equipe Solimann Racing mantém dois carros competindo nesta temporada, mas muda a estrutura de competição. Fernando e Natasha vão andar a bordo do Peugeot 206. O Ford KA passa a ser pilotado pelo irmão de Fernando, Felipe. Nas duas temporadas anteriores, Felipe foi navegador do pai, Laurindo. Agora terá a companhia de Cassio Navarini como navegador.
Fernando também aproveitou o intervalo sem provas, desde o final de 20145, para treinar com o Peugeot 206. “Fizemos dois treinos, o carro vem com vários problemas do ano passado, porém aos poucos estamos eliminando e tentando deixá-lo redondo para não haver quebras e contratempos. O Peugeot 206 deste ano é muito superior ao que andávamos, em termos de potência e equipamento, inclusive se comparar com o mesmo carro que tinha outra mecânica, mas espero que se comporte bem e que tenhamos um início de ano promissor”, explica Fernando.
Ele também faz questão de agradecer a Solimann Empreendimentos Imobiliários pela manutenção da parceria, como patrocinador. “Gostaria de agradecer ao apoio e incentivo mais uma vez com a parceria da Solimann Empreendimentos Imobiliários, quem a cada ano se prontifica a nos ajudar e é uma empresa que vem se consolidando no apoio ao rali, há cinco anos, sempre envolvida no desenvolvimento do esporte”, completa Fernando.
O Rally de Estação
Estação retorna ao calendário nacional após quatro anos fazendo apenas provas do Regional, mas já foi placo de grandes disputas pelo certame brasileiro. O Parque de Assistência da prova, onde ficam os boxes das equipes, será montado junto ao parque da Estação Ferroviária da cidade, um marco histórico para o município e a região norte do RS.
A programação começa ainda na sexta-feira, dia 17, quando os competidores farão o reconhecimento das especiais, todas em estradas de terra, além de haver a largada promocional, um momento onde os competidores são oficialmente apresentados ao público.
Serão três especiais em Estação: Erebango, Ipiranga e Estação, onde cada uma será feita três vezes pelos competidores. O total de prova será de mais de 100 quilômetros de trechos cronometrados.
“Tive a oportunidade de andar em Estação por cinco anos consecutivos, porém tive problemas em todas as provas que fiz. Esta será a minha terceira como piloto, e mesmo quando alteradas as especiais, sempre foram provas muito boas de andar, rápidas graças à planície da região e estradas largas de muita boa qualidade para altas velocidades”, destaca o piloto da Solimann Racing, Fernando Solimann.
De acordo com os organizadores, a Especial Estação já é tradicional. Seu trajeto prevê uma prova com trechos rápidos e curvas de alta velocidade. É também uma especial de fácil acesso ao público.
A Especial Erebango é inédita. Seu traçado é definido como rápido e contendo também várias curvas de alta velocidade, além de pontos de saltos e curvas em 90 graus.
A Especial Ipiranga volta a formar a prova em Estação. É definida como a mais rápida da corrida, tendo inclusive uma reta com cerca de 1,5 quilômetros de extensão, onde os carros podem atingir velocidade superiores a 200 km/h. Esta também é uma boa especial para acesso do público.
A corrida acontece no sábado, dia 18, com largada na primeira especial, às 9h08. Serão nove especiais ao longo do dia. A prova termina por volta das 17h.
À noite, haverá jantar de premiação aos vencedores do rali. Lembrando que o público poderá acessar às especiais, preferencialmente 1h30 antes da primeira largada, de maneira gratuita.
PROGRAMA DO RALLY DE ESTAÇÃO
Sexta-Feira – 17 de Abril de 2015 
07h – Abertura da Secretaria de Prova
Local: Parque da Viação Férrea
08h – Abertura da Sala de Imprensa
Local: Parque da Viação Férrea
08h30 – Início do reconhecimento das Provas Especiais
09h – Início da Vistoria Técnica cat. RC2N
09h30 – Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – cat. RC2N
09h31 – Início da Vistoria Técnica cat. RC4
10h30 – Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – Cat. RC4
10h31 – Inicio da Vistoria Técnica cat. RC5
11h30 – Limite para apresentação para a Vistoria Técnica – Cat. RC5
14h30 – Início da 2ª Vistoria Técnica – todas as categorias do Campeonato Brasileiro (com multa)
14h30 – Início da Vistoria Técnica para o Campeonato Gaúcho (todas as categorias)
17h – Encerramento da 2ª Vistoria Técnica do Campeonato Brasileiro
18h – Encerramento do reconhecimento das Provas Especiais
19h – Encerramento da Vistoria Técnica do Campeonato Gaúcho (todas as categorias)
19h20 – Reunião de Comissários Automóvel Clube de Estação Filiado a Federação Gaúcha de Automobilismo Automóvel Clube de Estação – Estação
20h30 – Largada Promocional (participação obrigatória de pilotos e navegadores)
20h30 – Divulgação da Ordem de Largada
Sábado -18 de Abril de 2015 
07h – Abertura da Secretaria de Prova
08h – Largada do primeiro carro do Parque de Apoio
18h30 – Reunião de Comissários
19h – Divulgação dos resultados com o encerramento do evento
Local: Viação Férrea
20h – Premiação com janta Local: CTG Tropilha da Serra
Crédito: Prime Comunicação


Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: