Enrico Martins, Vice-Campeão Brasileiro, se prepara para estréia na Rotax Micro-Max e já crava os melhores tempos nos treinos da Copa SP

Kart |
13 de agosto de 2015

Em semana de preparação para a 6ª etapa do campeonato paulista, Enrico anda bem e chega forte para disputa neste sábado

O progresso e desenvolvimento de Enrico Martins ao longo deste ano tem sido notável. Mesmo com apenas 8 anos de idade o paulista vem mostrando talento dentro das pistas, uma habilidade de pilotar natural para ele que ainda não completou 1 ano no kartismo profissional. Martins vem se lapidando, aprendendo com as situações adversas e evoluindo a cada corrida. Os resultados já começaram a aparecer e a evolução desde o começo do ano é notável.

Enrico é vice-campeão brasileiro de kart em 2015, título conquistado mês passado no sul do país. Para a conquista deste e outros triunfos, o piloto teve que suar, ganhar experiência e aprender com os erros. Tomando como exemplo sua participação na edição deste ano da Copa São Paulo, vemos nitidamente essa evolução.

Na 1ª etapa, o motor do kart que Enrico pilotava morreu logo na volta de apresentação, o que não impediu de ser dada a largada da prova. Assim, abrindo a primeira volta 40 segundos atrás do pelotão, Enrico batalhou muito para terminar a primeira prova em 2º da categoria. Porém, a falta de 100 gramas na pesagem oficial desclassificou o piloto. Saindo em último para a segunda prova a batalha foi grande, tendo que superar muitos cadetes e os demais mirins, Enrico terminou a prova em 2º na categoria, fechando a primeira etapa em 5º e marcando a melhor volta da categoria nas duas provas, mas os pontos perdidos pela desclassificação fariam falta.

A 2ª etapa veio com a esperança de obter resultados melhores, Enrico já se destacava nos treinos com a pista seca, contudo, choveu no final de semana e a experiência na pista molhada faltou. Com o 4ª e 8ª colocação nas provas, Martins terminou a etapa em 7º, pela primeira vez fora do pódio, o que serviu alerta para o próprio piloto buscar superação.

Para a 3ª etapa, a preparação foi maior. Consistentemente à frete nos treinos, era pra ser o final de semana de Enrico, fazendo a pole da mirim e 4º lugar na geral. A corrida começou e logo na segunda volta um toque tirou o piloto da prova, mas que ainda conseguiu buscar a 5ª colocação na categoria dele. Na segunda corrida, largando do final do grid já estava em 6º na geral quando mais um toque deixou o Enrico na contramão em uma curva perigosa, o que causou a capotagem de um outro piloto ao bater de frente com ele. Com o susto e parada obrigatória para recolocar o bico, a 6ª posição na categoria foi o máximo que pode conquistar. Fechou a etapa em 5º com a pole e duas voltas mais rápidas da categoria. 5º também era a posição do piloto no campeonato naquele momento.

A 4ª etapa foi disputada em Interlagos, mesmo inexperiente na pista, Enrico ficou em 3º da mirim na primeira prova e 2º na segunda prova, o que garantiu o 2º lugar na etapa. Na geral, o jovem piloto alcançou a 7ª colocação após ultrapassar 3 cadetes na última volta. Aliás, Enrico já mostrava estar andando de igual pra igual com os cadetes, ficando na frente de 11 deles e atrás de apenas 5. Com o resultado, veio a conquista do 4º colocado no campeonato.

A consistência de bons resultados começou a chegar na 5ª etapa, realizada em junho, com a pole e 3º lugar nas duas provas do dia. O resultado garantiu o 3º lugar na etapa e também no campeonato. A 6ª etapa que acontecerá neste sábado, 15/08, abre o segundo turno da Copa SP e as expectativas não poderiam ser melhores. A separação das categorias Mirim e Cadete, noticiada em 1ª mão pela ClickSpeed, é bem-vinda pelo piloto que espera encontrar menos obstáculos para superar os adversários, mas a empolgação está toda por conta da estréia cada vez mais próxima.

Estrear em uma categoria nova é sempre um desafio, a Micro-Max é a primeira categoria da Rotax, um motor alemão de 2 tempos que demanda muito mais controle do piloto para domar os 3 cavalos a mais de potência comparando com os motores da mirim. Além disto, a categoria corre com pneus diferentes da mirim e também com freio hidráulico, tudo novidade para o piloto que participará das duas categorias. Sair de uma prova com motor 2 tempos e logo depois entrar em outra prova de 4 tempos não é para qualquer um.

Com o novo kart há apenas duas semanas, Enrico ainda não foi superado pelos adversários da categoria nos treinos realizados no traçado oficial da prova deste fim de semana. Hoje, com o tempo de 43.157, mais uma vez, foi quase 0,5 segundo mais rápido do que os demais e com o tempo de 43.042 cravados no treino de sábado já detém o recorde deste traçado para a categoria. O que realmente chama a atenção é a consistência. Hoje, foram 18 voltas mais rápidas comparado a volta mais rápida do principal adversário que foi o segundo mais veloz, chegando a fazer 12 delas em sequência. Ver o número de seu kart em 1º no painel já não é mais suficiente para o Enrico que empolgado prometeu: “Amanhã vou virar na casa dos 42s”.

O ClickSpeed acompanhará a 6ª etapa da Copa São Paulo e trará em primeira mão os resultados de todas as categorias nas corridas deste fim de semana.

 

 

 

 

Texto: ClickSpeed     
Foto: PlanetKart Imagens



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: