Diego Ramos vence e sobe ao pódio pela Junior em etapa agitada por polêmica na CSP Light

Kart |
15 de junho de 2016

Em etapa de rodada tripla, Ramos venceu uma das provas e protagonizou lance que dividiu opiniões em Interlagos

 

A 5ª etapa da Copa São Paulo Light já seria movimentada por si só por ser uma rodada tripla. Mas contou com ainda mais emoções. O kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, na região sul de São Paulo foi o palco que recebeu três provas por categoria, reunindo 109 pilotos ao todo e também um episódio polêmico.

A rodada marcou a abertura de mais um turno do campeonato e, além disso, os pontos conquistados valeriam para conquistar uma vaga no campeonato americano SKUSA.

Na tomada de tempo que ocorreu na sexta, Gianluca Petecof foi o pole, Christian Fliter o 2º, Vinicius Ponce o 3º e Diego Ramos o 4º. Já no sábado, a primeira prova teve a vitória de Vinicius Ponce, mas não foi nada fácil assegurar essa conquista.

Muito da dificuldade encontrada foi imposta por Diego Ramos. O piloto do kart #13 tomou a frente logo no início da prova, impondo seu ritmo e deixando Petecof e Fliter para trás.

Gianluca brigou bastante até finalmente conseguir superar Ramos, mas nas voltas seguintes abre muito e é ultrapassado por quatro pilotos de uma só vez. Neste momento, é Christian Fliter que assume a ponta, seguido de Ponce, Caio Collet e Diego Ramos.

Nas últimas voltas, como é de se esperar, os pilotos ousaram. Vinicius Ponce pressionou muito Fliter até finalmente conseguir a ultrapassagem e receber a bandeirada em 1º. Collet foi o 3º, Petecof o 4º e Ramos o 5º.

Na 2ª prova do dia, o grid invertido deu a Diego Ramos o privilégio de largar em 1º. E o piloto soube aproveitar muito bem a vantagem. Muito seguro no estilo de pilotagem, Diego só foi ameaçado durante um período por Caio Collet, que chegou a ser o líder, mas logo Ramos impôs novamente o seu estilo e voltou a ser o ponteiro.

Coube a Collet disputar o 2º lugar com Petecof. E essa briga só ajudou Ramos que foi se distanciando ainda mais do pelotão de trás. No fim, vitória com muita autoridade de Diego Ramos.

A última bateria da categoria Junior foi acirrada e principalmente muito tensa no fim. Diego largou novamente em 1º e assim ficou por um tempo, chegando até a abrir alguma vantagem para o vice Pedro Lopes.

Chegando às últimas voltas, Gianluca Petecof que vinha em um ritmo forte consegue passar tanto Lopes quanto Ramos. Na saída da reta da balança, Petecof opta como manobra de defesa, frear antes da curva para tentar parar Ramos que era o 2º. A ação não é bem sucedida. Ramos mantendo o ritmo normal da reta continua acelerando e esbarra no kart #101 de Petecof que acaba caindo na grama. Quem se aproveita da colisão é Vinicius Ponce que passa os dois e recebe a bandeirada em 1º. Ramos chegou em 2º e Lopes em 3º, mas depois a direção de prova penalizou o kart #13 com o acréscimo de vinte segundos ao final da corrida.

“Cada um tem seu ponto de vista, mas em minha opinião eu acho que não fiz nada de errado, porque eu coloquei [o kart] para passar ele [Gianluca]. Ele me trancou certo, só que ele olhou para trás e colocou o pé no freio no meio da reta”, conta Diego Ramos. “Não tive tempo de desviar e causou o acidente”, explica Ramos.

Segundo o piloto, a punição não foi assertiva. O lance dividiu muito a opinião dos espectadores que acompanharam de camarote a batida. Depois de divulgada a punição, alguns aconselharam que se abrisse um recurso por parte do piloto Diego Ramos.

Deixando de lado o episódio, Ramos pretende focar nas próximas etapas. “Espero tentar cada vez mais evoluir, tanto o chassi, o motor e ir para cima!”, finalizou o piloto que agora ocupa a 3ª posição no campeonato e que nesta etapa ficou em 4º lugar.

Confira o resultado final da categoria Junior na 5ª Etapa da Copa São Paulo Light:

01) 70 – Vinicius Ponce
02) 18 – Pedro Lopes
03) 23 – Caio Collet
04) 13 – Diego Ramos
05) 118 – Christian Fliter
06) 107 – Victor Schoma
07) 101 – Gianluca Petecof
08) 73 – Enzo Elias
09) 121 – Felipe Baptista
10) 117 – Nicolas Fliter
11) 99 – Guilherme Peixoto
12) 08 – Derek Ryan
13) 17 – Henri Forest
14) 10 – Paulo Neto

Confira a pontuação da categoria Junior na Copa São Paulo Light de Kart (extra-oficial):
01) 70 – Vinicius Ponce – 45 pontos
02) 101 – Gianluca Petecof – 41 pontos
03) 13 – Diego Ramos – 35 pontos
04) 18 – Pedro Lopes – 33 pontos
05) 118 – Christian Fliter – 29 pontos
06) 08 – Derek Ryan – 29 pontos
07) 121 – Felipe Baptista – 28 pontos
08) 73 – Enzo Elias – 25 pontos
09) 107 – Victor Schoma – 21 pontos
10) 23 – Caio Collet – 13 pontos

 

O próximo compromisso de Diego Ramos é no dia 26 de junho, em Itu, pelo Campeonato dos Preparadores.

 



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: