Copa SP KGV: Enrico Martins supera adversários e penalização para garantir vitória na Rotax Micro-Max

Kart |
29 de fevereiro de 2016

Pole position, duas vitórias e muita determinação marcaram 1ª etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana para Martins pela categoria Rotax Micro-Max

 

O dia amanheceu com céu encoberto no Kartódromo Internacional Granja Viana. No sábado, logo nas primeiras horas de atividade da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, o piloto Enrico Martins entrou na pista para tomada de tempo pela categoria Rotax Micro Max.

Com o asfalto úmido, zebras recém pintadas e ventania moderada, Enrico soube trabalhar bem os fatores adversos para fazer o kart #117 voar baixo em Cotia. Não deu outra: com 6 décimos de vantagem era Pole Position para Enrico.

Para a primeira corrida da Micro Max, o sol brilhava. Enrico Martins estava tão concentrado que acabou fazendo a volta de apresentação pelo traçado completo ao invés de usar o anel externo, mas voltou à sua posição, porém isto lhe custaria uma punição. Largada tranquila, Enrico manteve a 1ª posição, mas logo na primeira volta ele recebe a informação, 10 segundos seriam descontados do seu tempo final!

Além disto, o tempo firme durou exatamente esta uma volta. Começou a chuviscar. Para manter o 1º lugar, Enrico precisaria tirar estes 10 segundos de diferença para o segundo colocado, isto já seria uma tarefa difícil com a pista seca, ele teria que se arriscar muito mais no molhado, mas os adversários também. Será que um pouco de chuva ajudaria ou atrapalharia?

A chuva chegou e Enrico continuava voando, virando sempre um ou até mesmo dois segundos mais rápido que o 2º colocado, via-se que o piloto estava arriscando tudo para manter o ritmo. A metade dos expectadores que não viram a punição tentava dar sinal para o piloto, avisando que ele já estava muito longe e não precisava se arriscar tanto. O piloto do kart #117 chacoalhava a cabeça para os lados dizendo que não, precisava manter a pegada. A outra metade dos expectadores, os que viram a punição, cronometravam a diferença de tempo volta a volta.

Há 2 voltas da bandeira quadriculada Martins tinha construído uma vantagem de 09.693 segundos, isto ainda não garantia a vitória. Todos que cronometravam os tempos já começavam a duvidar da precisão de suas marcações e compartilhavam informações. Última volta aberta e Vinícius Tessaro, 2º colocado, superava pela primeira vez o tempo de volta do Enrico na chuva, a diferença baixou para 9.294 segundos. Seria a penalização capaz de estragar a festa do Enrico?

Com a volta mais rápida na chuva, 01:01.296, Enrico termina a corrida mas não comemora, sabia que dependeria da diferença de tempo para Tessaro para isto. Exatamente 10.041 segundos depois o 2º colocado cruza a linha de chegada, isto mesmo, descontando a punição de 10 segundos, a vitória de Enrico na primeira prova foi por apenas 41 milésimos de segundo. Comoção geral no kartódromo pela determinação mostrada pelo pequeno piloto.

Na segunda corrida da categoria, Vinicius Tessaro assumiu a ponta logo nos primeiros segundo de corrida. Contudo, ainda na primeira volta, na saída do miolo da pista, Enrico ultrapassou Tessaro e já figurava novamente em 1º. Posição que sustentou até a bandeirada final, desta vez com um pouco mais de folga, 15 segundos à frente do 2º colocado.

Depois de trocarem posições durante a prova inteira, Lucca Zucchini e Vinicius Tessaro inverteram suas posições de chegada, tomando como base a bateria anterior: 2º lugar para Zucchini e 3º para Tessaro, com Matheus Ferreira em 4º.

Com as duas vitórias na estréia, Martins é o líder da categoria Rotax Micro Max e volta ao kartódromo de Cotia para defender seus pontos no próximo dia 12 de março, data da 2ª etapa da Copa São Paulo de Kart KGV.

 

Foto: Jackson de Souza

 



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: