Conquista histórica de Ayrton Senna completa 40 anos e é destaque no Brasileiro de Kart

Kart |
14 de julho de 2018

Ídolo brasileiro conquistou seu primeiro Brasileiro de Kart em julho de 1978; troféu deste título será exibido na transmissão ao vivo do Sportv neste sábado no Kartódromo Granja Viana junto com um capacete original de 1993 do piloto

 

Tricampeão mundial de F-1, Ayrton Senna será homenageado neste sábado (14) no Kartódromo Granja Viana, em Cotia (SP), palco que sedia a 53ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart.

Há 40 anos, em 16 de julho de 1978, Senna conquistou seu primeiro título do Brasileiro de Kart no Kartódromo de Tarumã, em Viamão (RS). Para lembrar essa data histórica, o Instituto Ayrton Senna e a organização do campeonato vão exibir na transmissão ao vivo da competição, veiculada pelo Sportv, o troféu de campeão conquistado por Senna da época, além de um capacete usado por Senna em 1993 na clássica corrida beneficente em Bercy (França), quando Ayrton duelou contra Alain Prost pela última vez nas pistas.

Uma das curiosidades do título conquistado por Senna há 40 anos é que ele ainda sequer utilizava seu icônico capacete amarelo. Na época, o piloto tinha um casco branco com uma faixa azul e disputou o certame com o número 16 em seu kart. Senna venceu as três corridas em Tarumã e logo na competição seguinte, no Mundial de Kart em Le Mans (França), passou a usar o capacete amarelo.

A edição do 53º Brasileiro de Kart tem aproximadamente 500 pilotos inscritos e está dividido em duas fases. A primeira parte será encerrada neste final de semana e a segunda acontecerá até o próximo sábado (21). O ingresso para assistir cada fase do campeonato poderá ser adquirido na própria recepção do Kartódromo Granja Viana.

Sobre o Instituto Ayrton Senna

Há mais de 20 anos, o Instituto Ayrton Senna contribui para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Nossa missão é desenvolver o ser humano por inteiro, preparando para a vida no século 21 em todas as suas dimensões. Impulsionados pela vontade do tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna de construir um Brasil melhor, atuamos em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir políticas e práticas educacionais baseadas em evidências. Estamos em permanente processo de inovação, continuamente investigando novos conhecimentos para responder aos desafios de um mundo em constante transformação.

Partindo dos principais desafios da educação identificados por gestores e educadores com quem trabalhamos no dia a dia, produzimos, sistematizamos e validamos conhecimentos críticos para o avanço da qualidade da educação, em um trabalho conjunto com as redes públicas de ensino. Todo o conhecimento produzido é compartilhado com mais atores por meio de iniciativas de formação, difusão, cooperação técnica e transferência de tecnologia.

Nossas ações são financiadas por doações, recursos de licenciamento e por parcerias com a iniciativa privada. Considerando iniciativas voltadas para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, estamos em 16 Estados e aproximadamente 600 municípios, apoiamos a formação de cerca de 45 mil profissionais por ano e beneficiamos a educação de mais de 1,5 milhão de alunos anualmente. www.institutoayrtonsenna.org.br



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: