Com aulas grátis, Escola de Kart é inaugurada em São Paulo em busca de novos talentos

Kart |
25 de agosto de 2016

Inspirado em programa francês que levou um de seus alunos para F-1, Escola de Kart KGV foi lançada nesta semana com 96 crianças integrando primeira turma oferecendo oportunidades a quem não teria condições de ingressar no esporte (Foto: Rodrigo França/ RF1 Divulgação)

O automobilismo brasileiro ganhou nesta semana um programa inédito para descobrir jovens talentos: a Escola de Kart KGV, que dará aulas grátis para 96 crianças de 6 a 12 anos sobre os primeiros conceitos do esporte a motor em uma iniciativa patrocinada pela Shell e Comgás por meio de uma parceria com o Ministério dos Esportes.

A inspiração veio de um programa francês da FFSA (Federação Francesa de Automobilismo) que conseguiu levar um de seus alunos para a F-1: o piloto Jean-Eric Vergne. A meta é ampliar o universo de praticantes do automobilismo e, a medida que o aluno for conseguindo resultados de destaque, conseguir seguir carreira profissional no automobilismo brasileiro, chegando até a Stock Car.

“Este projeto é um antigo sonho de todos nós. Queremos fomentar o automobilismo e envolvendo as diversas classes sociais, com alunos de escolas particulares e da rede pública, além de mecânicos e familiares de pessoas que já trabalham hoje com o esporte a motor mas não teriam condições financeiras de dar este primeiro passo”, explica Felipe Giaffone, idealizador da Escola.

“Nestes três primeiros meses, vamos passar as primeiras noções do kart, de pilotagem e de regras de trânsito etc. Depois disso, vamos intensificar a parte de competição, com um ano de escola duas vezes por semana e aí a ideia é realmente revelar talentos”, diz Ricardo Molina, coordenador da Escola.

Inicialmente, as aulas serão concentradas no Kartódromo Granja Viana, mas outros dois locais já devem receber a iniciativa ainda em 2016, com apoio das federações estaduais. “Para o futuro, a ideia é ampliar ainda mais estes locais – na França, são 36 pistas que buscam novos talentos todos os dias em todas as regiões do País”, explica Giaffone.

 

Para Vicente Sfeir, gerente de Patrocínios e Motorsport da Raízen, o projeto está alinhado ao conceito da Academia Shell Racing de revelar jovens talentos para o automobilismo, programa lançado no ano passado e que hoje conta com sete pilotos, sendo dois no kart (Felipe Baptista e Gianluca Petecof), dois na F-3 (Yurik Carvalho e Thiago Vivacqua), um no Brasileiro de Turismo (Dennis Dirani) e dois na Stock Car (Ricardo Zonta e Átila Abreu), e que tem como objetivo desenvolver e formar a nova geração de brasileiros campeões no esporte automotor.

“Conseguindo encontrar um talento nesta grande base de crianças que passarão pela escola de kart, podemos dar sequência a esta carreira em outras categorias de base, como o kartismo profissional, Brasileiro de Turismo e, quem sabe, chegar na Stock Car”, diz Sfeir.

Um dos instrutores da Escola de Kart KGV é piloto da Academia Shell Racing: Dennis Dirani, que ensinará os primeiros conceitos de pilotagem ao lado do também multi-campeão no kartismo, Alberto Cattucci.

“É algo inédito no automobilismo e uma oportunidade única para estas 96 crianças: poder começar no esporte sem nenhum custo em um curso de três meses. Tenho certeza de que todos vão curtir e quem sabe encontramos um talento para acelerar na Stock Car em um futuro próximo”, diz Dennis, que fez sua estreia na principal categoria do automobilismo brasileiro na Corrida de Duplas deste ano e que foi vice-campeão da divisão de acesso da Stock em 2015.

A Escola de Kart KGV teve início nesta semana com as primeiras aulas no Kartódromo Granja Viana, onde as 96 crianças farão aulas às segundas e quartas-feiras até o final de novembro.

 



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: