ClickSpeed fecha parceria com a premiadíssima Caldato Design

Outros |
15 de fevereiro de 2016

Confira os logos exclusivos feitos para a CCSKA e a Corrida das Princesas

O ano de 2016 começou com tudo para a ClickSpeed. Organizadora oficial das Seletivas do Kart World Championship (KWC), do campeonato anual CCSKA e promotora do automobilismo direcionado às mulheres inserindo no calendário a Corrida das Princesas, o ClickSpeed confirma mais uma parceria que tem tudo para ser duradoura e de sucesso para todos os lados.

Oficializamos nossa união de forças com a Caldato Design, empresa liderada por Raí Caldato, designer graduado pela FAAP em São Paulo, com especialização em Graphic Advertising Design pelo Istituto Europeo di Design – IED Milão, Itália e pós-graduado em Comunicação com o Mercado pela ESPM de Campinas-SP.

Além do currículo respeitável, a Caldato traz na bagagem mais de 18 anos de experiência e cases de sucesso, atendendo direta e indiretamente clientes como Sony, Panasonic, Roland, Ford, Energia, DMS Vídeo, Direct Channel, F-Secure, Channels University, Unicamp, Tetra Pak, Quanta Music, EPTV Campinas, V8 Studio, Magics Vídeo e Merlin Vídeo – este último como integrante da equipe vencedora do Prêmio Top de Marketing Sony, como a revenda mais ativa da América Latina.

Trabalhar com diversas marcas de renome já é um grande trunfo, mas além disso, a Caldato ainda esbanja experiência também na área automobilística. Foi vencedora do Helmet Challenge do então piloto de F-1 Bruno Senna, concurso mundial que escolheu o melhor design para o capacete comemorativo em homenagem aos 50 anos que o Tricampeão Mundial de F-1 Ayrton Senna completaria em 2010 e que foi utilizado do GP Brasil de F-1 daquele ano. O concurso permitiu a aproximação do design com a paixão pelo automobilismo e renderia ainda um convite para trabalhar em parceria com Alan Mosca, filho do lendário Sid Mosca, em Março de 2013.

Venceu, em 2013, dois concursos que buscava encontrar as melhores pinturas para Boeings: o  primeiro prêmio veio quanto a Caldato definiu a nova cara para o Boeing 777 da empresa americana líder mundial em treinamentos para simuladores de vôo, Angle of Attack. O segundo título chegou através do concurso que escolheu o melhor design para o Boeing 737 da empresa americana de hardwares para treinamentos para simuladores de vôo, Go Flight.

Parceiro oficial e exclusivo desde 2013 da grife conhecida mundialmente por ser pioneira na arte de personalização de capacetes, carros e motos, a SID Special Paint.

Participou de mais de 80 projetos, entre eles capacetes para os pilotos Rubens Barrichello, Ricardo Zonta, Djalma Fogaça, Lewis Hamilton (comemorativo):

 – a prancha comemorativa para o campeão mundial de surf Gabriel Medina com as cores do capacete de Ayrton Senna (presente do Instituto Ayrton Senna):

– livery design para a Ferrari 458 Itália (com a qual o piloto Emerson Fittipaldi fez seu retorno às pistas nas 6Hs de São Paulo do FIA WEC em 2014):

– mais recentemente, desenhou o capacete que Bruno Senna utiliza na temporada 2015 / 2016 da Fórmula-E:

 

Parceria com a ClickSpeed

A parceria entre as duas empresas começou com uma repaginada no logo tanto do Campeonato ClickSpeed de Kart Amador (CCSKA), quanto da Corrida das Princesas. O resultado do fantástico trabalho do designer Raí Caldato, você confere abaixo:

“Comecei do zero a criação do projeto [de logo para a ClickSpeed]. O primeiro passo sempre é uma boa pesquisa em logotipos de empresas e eventos concorrentes, para saber o que já existe e poder buscar um caminho diferente, para um resultado mais exclusivo”, afirmou o designer responsável pelo logo da CCSKA.

“Por gostar muito de automobilismo, a inspiração na verdade vem do que eu chamo de “cultura visual” desta área, ou seja, de tanto assistir, ler, se informar e vivenciar, a mente acaba pinçando elementos diversos do mundo do automobilismo – por essa razão, nos novos logotipos da CCSKA e Corrida das Princesas, acabamos por enxergar elementos clássicos com a bandeira quadriculada, troféus, e demais elementos gráficos presentes em logotipos famosos no mundo todo, como da Nascar, Corvette, Indy 500, etc. A cultura visual adquirida mescla tais elementos em sua mente e na hora da criação fazemos uma reinterpretação de todos estes elementos na forma de algo novo, exclusivo”, conta Raí sobre como foi todo o processo de criação para a construção dos seus dois primeiros trabalhos para o ClickSpeed.

A similaridade dos logos foi muito bem pensada por Raí Caldato. Segundo o designer, a intenção foi de “criar uma identidade visual marcante para os eventos da ClickSpeed,  de maneira que, com o tempo, as pessoas já soubessem de quem é a realização do evento e, portanto, consolidasse sua identidade. Essa é a razão de ambos os logos apresentarem a mesma base e elementos, variando apenas as cores dos detalhes, a fonte e o conteúdo do círculo no topo”,comentou Raí.

“Também pensei nesta solução como uma forma de o logo da CCSKA passar sua atitude e visual mais agressivo para o logo das princesas, atenuando o que normalmente seria um logo “feminino demais”. Acredito que tenha ficado bem balanceado entre o conceito de princesas e mulheres que curtem corridas”, completou.

E aí? Também quer dar a sua empresa, campeonato ou até mesmo time sua própria identidade visual? A Caldato Design está aberta a encomendas.  Procure por Raí Caldato através dos seguintes contatos: +55 19 98127.9988 ou +55 19 3258.8859, números de Campinas – SP.

Você também pode encontrar um material bem legal da Caldato e conhecer mais do trabalho da empresa pelo site www.caldatodesign.com e também no Facebook www.facebook.com/CaldatoDesignOficial. Muita coisa bacana que vale a pena a visita.



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: