CKB: 7ª etapa da KART NIGHT reúne grid de 22 pilotos em Nova Odessa

Kart Amador |
26 de agosto de 2015

A 7ª etapa da KART NIGHT reuniu um bom grid de 22 pilotos no Kartódromo Internacional Nova Odessa no dia 20 de agosto. Thomas Faé, piloto convidado (que não conta pontos no campeonato e nem tem direito a troféu ou ao pódio) foi o vencedor da etapa. Faé largou na 2ª posição no grid, caiu para a 3ª no começo da prova e passou para a liderança depois do 6º giro, após cumprir a sua joker lap (que dava uma vantagem de cerca de 2s na volta) na 5ª passagem. Outro piloto convidado, Giovanni Ballarin (que iniciou o campeonato como piloto regular e o abandonou) participou desta etapa e foi o 2º colocado, empreendendo uma boa corrida de recuperação ao largar apenas na 11ª colocação.

Na disputa prá valer no campeonato, tirando os pilotos convidados da etapa, Juliano Ballarin Ferraioli levou a melhor, levado os pontos relativos à vitória no resultado oficial com a 3ª colocação na pista, conquistando, também, o lugar mais alto do pódio. O 2º degrau do pódio ficou para o 4º colocado, Gustavo Aldegheri, que fez uma corrida muito consistente, depois de largar na 3ª posição. O 3º lugar ficou com Bruno Dinamarco, um bom resultado para o campeonato. Completaram o pódio: Nicolai Krogh, destaque da prova por ter vindo do fundo do grid para uma grande evolução durante a bateria; e Gerson Góis, que cravou a pole-position, mas, infelizmente, acabou rodando durante a prova.

Clube KART BRASIL (Foto: Camila Silvério)Clube KART BRASIL (Foto: Camila Silvério)

Tomada de Tempos

Gerson Góis (#40 – foto acima) precisou de 5 voltas para marcar o tempo de 54.184 e assegurar a pole-position com uma vantagem de 0.144 em relação a Thomas Faé, que cravou 54.328s. Gustavo Aldegheri ficou com a 3ª colocação com o tempo de 54.730, alinhando ao lado de Juliano Ballarin Ferraioli, com o tempo de 54.733. Bruno Dinamarco assinalou 54.808 em sua melhor volta e abriu a 3ª fila ladeado por Gustavo Mattedi, com 55.041. O 7º lugar foi ocupado por Rodrigo Vieira, com o tempo de 55.149. Henrique Bolognesi, piloto convidado, que aproveitou para treinar para a etapa de domingo da Copa KART BRASIL (na qual participa na categoria Ligh), foi o 8º colocado no grid com 55.232.

Fecharam os 10 primeiros, Everson Nishioka, com 55.254 e Fábio Andrade, com 55.266. O “austríaco” Giovanni Ballarin partiu da 11ª colocação com o tempo de 55.309, tendo ao seu lado na 6ª fila Fabrício Reis, também piloto convidado e piloto da Light, com 55.342. Everton Borges, outro convidado da Light, com 55.357, largou em 13º, com 43.855, à frente de Vítor Bueno, com 55.382 e de Gustavo Zimmemann, com 55.393. A partir da 16ª posição vieram, na sequência: Nicolai Krogh, com 55.506; Henrique Hilbert, com 55.547; Fábio Gennaro, com 55.669; Joseir Francisco, com 55.859; Eduardo Motta, 55.900. Diego dos Santos, com 55.902, e Fábio Possari, com 56.310, dividiram a 11ª e última fila do grid.

Clube KART BRASIL (Foto: Camila Silvério)Clube KART BRASIL (Foto: Camila Silvério)

Corrida

Gerson Góis seguiu na ponta após a largada adiante de Gustavo Mattedi, que pulou da 6ª posição do grid para a 2ª no fechamento da 1ª volta. Thomas Faé surgia na 3ª colocação à frente de Gustavo Aldegheri e de Bruno Dinamarco. Everson Nishioka ganhou 3 posições desde a partida e era o 6º, seguido de Juliano Ballarin Feraioli, Fábio Andrade, Giovanni Ballarin e Everton Borges. Gustavo Zimmermann, o 15º no grid, era o 11º, à frente de: Henrique Bolognesi; Fábio Gennaro, que fez boa largada; Joseir Francisco; e Fabrício Reis. A partir da 16ª posição surgiam: Nicolai Krogh; Henrique Hilbert; Vítor Bueno; Fábio Possari; Rodrigo Vieira, que teve problema de embreagem na largada; Eduardo Motta; e Diego dos Santos.

Logo na 2ª volta Gustavo Aldegheri e Fabrício Reis já optaram por efetuar as suas joker laps. Assim, Aldegheri fechou essa volta na liderança, adiante de Gustavo Mattedi, Thomas Faé e Gerson Góis, que caiu para a 4ª colocação depois de liderar a 1ª volta. Bruno Dinamarco se manteve na 5ª colocação adiante de Everson Nishioka e de Fabrício, o 7º, beneficiado pela joker lap. Juliano Ballarin Ferraioli ocupava a 8ª colocação à frente de Giovanni Ballarin e de Gustavo Zimmermann. Fábio Andrade aparecia na 11ª posição adiante de Henrique Bolognesi, Everton Borges, Fábio Gennaro, Joseir Francisco, Nicolai Krogh, Henrique Hilbert, Rodrigo Vieira, Eduardo Motta, Diego dos Santos, Vítor Bueno e Fábio Possari.

Clube KART BRASIL (Foto: Camila Silvério)Clube KART BRASIL (Foto: Camila Silvério)

Na 4ª volta Gerson Góis executou a sua joker lap surgindo na liderança em seu fechamento, à frente de Gustavo Aldegheri e de Thomas Faé, com Gustavo Mattedi caindo da 2ª para a 4ª colocação em duas voltas. Juliano Ballarin Ferraioli surgia na 5ª colocação, depois de ter feito a sua joker lap no giro anterior junto com Giovanni Ballarin, o 7º colocado então, estando entre eles Bruno Dinamarco em 6º lugar. Gustavo Zimmermann e Everton Borges também efetuaram as suas joker laps na 3ª volta e apareciam no 8º e 9º postos. Everson Nishioka caíra da 6ª para a 10ª colocação e efetuou a sua joker lap na 4ª volta.

Na 5ª volta foi a vez de Thomas Faé (#04 – foto acima) executar a sua joker lap para ganhar a liderança da prova na volta seguinte surgindo à frente de Gerson Góis (#40), Gustavo Aldegheri (#33), Gustavo Mattedi e Juliano Ballarin Ferraioli. A 6ª colocação pertencia a Bruno Dinamarco, que seguia adiante de Giovanni Ballarin, Gustavo Zimmermann, Everson Nishioka, e Everton Borges. Vinham a seguir, a partir da 11ª posição: Fábio Andrade, Henrique Bolognesi, Fabrício Reis, Nicolai Krogh e Fábio Gennaro, fechando os 15 primeiros. Completavam o pelotão: Joseir Francisco, Henrique Hilbert, Eduardo Motta, Fábio Possari, Rodrigo Vieira, Vitor Bueno e Diego dos Santos.

Clube KART BRASIL (Foto: Camila Silvério)Clube KART BRASIL (Foto: Camila Silvério)

Com a corrida já se encaminhando para a sua metade, na 10ª volta Thomas Faé seguia liderando adiante de Gerson Góis, que acabou entrando muito forte em uma curva, rodando sozinho e caindo para a 11ª colocação na 11ª volta. Assim, o 2º lugar na corrida passou a ser ocupado por Gustavo Aldegheri (#33 – foto acima), à frente de Juliano Ballarin Ferraioli (#19), já adiante de Bruno Dinamarco (#50) e de Giovanni Ballarin. Gustavo Mattedi ocupava a 6ª colocação e o equipamento não o ajudava a manter posições. Gustavo Zimmermann era o 7º colocado seguido de Everton Borges, Everson Nishioka e Nicolai Krogh, que já aparecia entre os 10 primeiros, vindo no fundo do pelotão nas primeiras voltas.

Na 15ª volta, com Thomas Faé firme na liderança, Juliano Ballarin Ferraioli já surgia na 2ª colocação, batalhando pela posição com Giovanni Ballarin, ambos tendo ultrapassado Gustavo Aldegheri naquela passagem. Fábio Andrade surgia na 5ª colocação, mas seria desclassificado da prova, recolhendo o seu kart na 19ª volta por indicação da direção de prova, após efetuar seguidas “joker laps”. Nessa mesma volta, Giovanni superou Juliano na luta pela 2ª posição, atrás de Thomas. Aldegheri seguia na 4ª posição adiante de Bruno Dinamarco e de Gustavo Mattedi, já ameaçado por Nicolai Krogh, que continuava evoluindo na prova. Fechavam os 10 primeiros, na ordem: Gustavo Zimmermann, Gerson Góis e Everton Borges.

Clube KART BRASIL (Foto: Camila Silvério)Clube KART BRASIL (Foto: Camila Silvério)

Thomas Faé seguiu à frente do pelotão até a bandeira quadriculada sem ser incomodado, a cruzando com uma vantagem de 7s em relação à Giovanni Ballarin, o 2º colocado. Juliano Ballarin também se acomodou na 3ª colocação no terço final da prova adiante de Gustavo Aldegheri e de Bruno Dinamarco. Nicolai Krogh continuou a sua evolução na corrida e cruzou a linha de chegada apenas 1.2s atrás de Bruno, agora o 3º colocado no campeonato. Gerson Góis terminou a corrida na 7ª colocação, se recuperando da rodada na 10ª volta. Como os dois primeiros colocados, Thomas e Giovanni, eram pilotos convidados, Nicolai e Gerson conseguiram seus lugares no pódio, com a 4ª e a 5ª colocações.

Gustavo Mattedi (#26 – foto acima) terminou em 8º lugar, um resultado quem lhe rendeu os pontos do 6º, mas lhe retirou da liderança do campeonato; ocupada agora por Juliano Ballarin, que levou os pontos da vitória. Gustavo Zimmermann (#06) e Everton Borges fecharam os 10 primeiros. Henrique Bolognesi foi o 11º colocado, à frente de Everson Nishioka, Fabrício Reis, Fábio Gennaro e de Rodrigo Vieira, o 15º colocado, que caiu da 3ª para a 4ª posição no campeonato, mas poderá utilizar este resultado como descarte. Henrique Hilbert terminou na 16ª posição, seguido de Vítor Bueno, Diego dos Santos, Eduardo Motta, Joseir Francisco e Fábio Possari. Fábio Andrade foi desclassificado da prova por ter repetido a joker lap.

Clube KART BRASIL (Foto: Camila Silvério)Clube KART BRASIL (Foto: Camila Silvério)

Resultados

Thomas Faé, foto acima, fez a sua estreia na categoria como piloto convidado e de cara mostrou a que veio, conquistando a vitória em uma corrida em que a estratégia em efetuar a sua joker lap na hora certa o levou à liderança da corrida na 6ª volta, de onde não saiu até o final, depois de ter largado na 2ª colocação. Thomas conseguiu abrir uma vantagem de quase 8s para Giovanni Ballarin (#31 – foto abaixo) o 2º colocado. Giovanni também correu como convidado e fez uma corrida impressionante, depois de largar na 11ª colocação e vir galgando posições com muita calma durante a prova, fazendo as ultrapassagens de forma segura e precisa.

Juliano Ballarin Ferraioli, (em segundo plano na foto abaixo) chegou na 3ª colocação, após largar em 4º e cair para 8º na 2ª volta. Efetuou a sua joker lap no 3º giro e já passou na 5ª colocação, superando Gustavo Mattedi na 8ª volta para ocupar o 4º posto, sendo superado na 9ª volta por Bruno Dinamarco, que efetuou a joker lap surgindo à sua frente. Juliano ultrapassou Bruno na 11ª volta, subindo para a 2ª colocação com a rodada de Gerson Góis. No 19º giro foi ultrapassado por Giovanni Ballarin, terminando na 3ª posição. Foi considerado o vencedor da etapa, uma vez que Thomas Faé e Giovanni, que chegaram à sua frente, correram como convidados. Com o resultado, reassume a liderança do campeonato.

Clube KART BRASIL (Foto: Camila Silvério)Clube KART BRASIL (Foto: Camila Silvério)

Gustavo Aldegheri, que já havia ocupado o pódio na etapa anterior com a 4ª colocação, obteve o seu melhor resultado na temporada, com o 2º lugar no pódio, ao chegar na 4ª posição na corrida, mas ser promovido para o 2º lugar uma vez que Thomas Faé e Giovanni Ballarin, os dois primeiros colocados, eram pilotos convidados e não marcaram pontos e nem tiveram direito à premiação. Bruno Dinamarco ficou com o 3º degrau no pódio, com o 5º lugar conquistado na corrida. Bruno fez uma corrida consistente pensando no campeonato, onde pulou da 4ª para a 3ª colocação superando Rodrigo Vieira. Agora está atrás apenas de Juliano Ballarin e de Gustavo Mattedi, graças ao seu bom resultado nesta etapa.

Nicolai Krogh (#17 – foto abaixo) fez uma corrida impressionante para conquistar o 4º degrau do pódio com a 6ª posição conquistada na pista, sendo beneficiado pelo fato dos dois primeiros colocados correrem como convidados. Nicolai largou na 16ª posição no grid de largada e chegou a ocupar a 18ª colocação no começo da corrida, mas imprimiu um ritmo muito forte de corrida, superando vários adversários. Gerson Góis (#40) chegou logo atrás de Nicolai e obteve o quinto lugar no pódio com um sabor meio amargo, depois de ter largado na pole-position e ocupar a 2ª colocação quando rodou sozinho em uma curva na 11ª volta, caindo para a 11ª posição. Com o resultado, ocupa a 5ª colocação no campeonato.

Clube KART BRASIL (Foto: Camila Silvério)Clube KART BRASIL (Foto: Camila Silvério)

Gustavo Mattedi obteve a 8ª colocação na corrida, mas somou os pontos do 6º lugar, pois Thomas Faé e Giovanni Ballarin, os dois primeiros, correram como pilotos convidados e não marcaram pontos no campeonato. Com a vitória de Juliano no resultado oficial, Mattedi caiu da liderança do campeonato para a 2º colocação, porém, com uma desvantagem de apenas 5 pontos em relação à Juliano, um prejuízo não muito grande em termos de campeonato. Na corrida, Mattedi fez ótima largada, pulando da 6ª posição no grid para a 2ª no fechamento da 1ª volta, mas não conseguiu manter o mesmo ritmo dos ponteiros no decorrer dela, talvez por desgaste do equipamento.

A 9ª colocação na pista ficou para Gustavo Zimmermann, piloto inscrito no campeonato, mas que até agora só havia participado da 4ª etapa, na qual conquistou a 3ª colocação. Zimmermann largou na 15ª posição e foi evoluindo com muita calma durante a corrida. Um dos objetivos de Zimmermann era treinar para a 7ª etapa da Copa Kart BRASIL da qual participa nas categorias Master e Xtrerme. Esse também foi o caso de Everton Borges (#35 – foto acima), o 10º colocado, que correu como convidado também visando o treinamento para a sua participação nas categorias Light e Xtreme da Copa KART BRASIL, disputada no domingo no mesmo traçado, o Suzuka.

Clube KART BRASIL (Foto: Camila Silvério)Clube KART BRASIL (Foto: Camila Silvério)
Texto: Marcio Gessoni
Foto: Camila Silvério 


Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: