CCSKA: Chuva promove corrida imprevisível

Kart Amador |
15 de setembro de 2015

Pole position não consegue manter a ponta e vê distância para o líder do campeonato aumentar

A CCSKA voltou e com ela o tempo frio e chuvoso de São Paulo. Um clima que foi responsável por deixar a pista do kartódromo Granja Viana extremamente escorregadia para os 19 pilotos que disputaram a 8ª etapa.

Entre eles grandes nomes do kart como Eduardo Favilla, piloto que disputou o KWC (Kart World Championship) deste ano; Kleber Eletric, vencedor da última etapa da Pro 500 Light da Copa São Paulo, André Koga, integrante da QG8 equipe campeã das 500 Milhas de Betim; Vinicius Quadros, Campeão Brasileiro de Kart e das 500 milhas; Alemão, vencedor da última etapa; Eduardo Beraldo; Guilherme Raymond; entre outros.

Antes de acelerar, a disputa que separava Everton de Kleber era de 7 pontos. A classificação já dava o tom do que seria a corrida: na última volta rápida em busca do melhor lugar no grid, Everton ficou momentaneamente com a pole, mas foi desbancado. O dono da primeira posição foi justamente Kleber, principal concorrente de Everton Carajeleascow, fazendo a volta mais rápida e assegurando a pole com um tempo que ninguém mais conseguiu bater. Everton teve que se contentar mesmo com o 2º lugar.

Bastava Kleber conduzir uma corrida segura que, além da vitória, diminuiria a vantagem de Everton para apenas 3 pontos no campeonato. E parecia que tudo estava realmente conspirando para a 2ª vitória de Kleber no CCSKA, inclusive o tempo. O piloto é conhecido por ser rápido na chuva, como foi demonstrado em etapas anteriores da CCSKA.

Com esses fatores a favor do rival, Everton precisou pensar em uma corrida mais estratégica, onde a questão defensiva deveria ser tratada com mais atenção, a fim de preservar a segunda posição e não ceder aos talentosos pilotos que vinham logo atrás pressionando o líder do campeonato.

Dada a largada, Kleber conseguiu manter a posição e abrir sem grandes imprevistos. Já para Everton as coisas não foram tão boas. Foi ultrapassado por Eduardo Favilla e assim, deixava Kleber reduzir a diferença na pontuação para apenas 1 ponto!

Sabendo disso, Everton se esforçou para recuperar sua posição que largara no grid e na volta seguinte, já figurava na segunda colocação, deixando Favilla para trás e se aproximando de Kleber. A briga pela ponta estava boa, Carajeleascow atacava com veemência, tanto que Kleber acabou não resistindo e Everton acabou ultrapassando-o, assumindo a primeira posição da prova.

Mas a corrida estava longe de ser calma para Everton. Um certo piloto, vindo do 5º lugar parecia imbatível. Fazendo uma corrida surpreendente, Eduardo Beraldo dava uma aula de ultrapassagens, passando o pelotão, um a um, até chegar entre os primeiros. Era mais um concorrente chegando para ameaçar os líderes.

A performance de Beraldo estava impecável, tanto que em determinado momento da prova era inevitável ele não assumir a ponta da corrida. Algo que aconteceu nas voltas seguintes, e onde permaneceu sem ser ameaçado em nenhum momento.

Outro piloto que andou fazendo uma prova de superação notável foi André Koga. Depois de conquistar as 500 Milhas de Betim, Koga mostrou que a boa fase ainda estava com ele, largou em 7º, cumpriu uma bela corrida chegando ao pódio com um terceiro lugar, próximo de ameaçar Everton além de ser o autor da volta mais rápida da corrida.

Paulo Cardoso, o Alemão, buscando defender o resultado da sua última corrida, largou em 4º, caiu uma posição e se manteve boa parte da corrida em 5º, porém a pista molhada foi traiçoeira, Cardoso rodou, lhe custando algumas posições o fazendo terminar em 9º.

Favilla que fez um início de prova arrebatador, acabou perdendo posições no decorrer da corrida, terminando em 5º, com Vinicius Quadros fechando o pódio em 6º.

O pole position, Kleber, ao contrário do que o dia indicava, não conseguiu se manter em primeiro, perdeu posições no final e foi o 4º a cruzar a linha de chegada. Com esse resultado, Everton se beneficiou. Chegando em 2º abriu agora 13 pontos de vantagem para o vice, faltando 3 etapas para o fim do campeonato.

Será que Kleber consegue tirar essa diferença? O próximo acerto de contas ou a próxima etapa do CCSKA já tem dia e lugar para acontecer: dia 17/10, sábado, no kartódromo Granja Viana. Etapa que conta com um evento especial: “Corrida das Princesas”, evento organizado pela ClickSpeed voltado para as mulheres que não conhecem ou tem pouca experiência com kart. Saiba mais AQUI

Resultado da 8ª etapa:

 

 

Classificação do Campeonato:

Maiores informações tanto para a corrida das princesas quanto para a 9º etapa do CCSKA, onde pode correr como convidado, falar com Everton pelo email everton@clickspeed.com.br ou 11 98023-8939.

Mais fotos e tabela completa do campeonato em: http://www.clickspeed.com.br/ccska/

Texto: Juliana Bechelli/ClickSpeed
Foto: Emerson Santos – One Photography Sports Media



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: