Budweiser Haute Kart Challenge: campeonato acontece esse domingo com corridas de 1 hora

Kart |
6 de agosto de 2015

21 equipes devem entrar na disputa com até 3 pilotos em sua formação

No próximo domingo (09/08), em comemoração ao dia dos pais, o Kartódromo Internacional Granja Viana organizará o Budweiser Haute Kart Challenge. A competição terá uma única etapa com duas provas de categorias diferentes que durarão 60 minutos cada.

Participarão ao todo 21 equipes compostas por até 3 pilotos. Esses pilotos serão divididos em dois grupos: Grupos 1 (PRO) e Grupo 2 (Amadores). Assim, um piloto por time irá compor o primeiro grupo e um ou dois pilotos o segundo.

Para a primeira prova os competidores do G1 e G2 realizarão, separadamente, uma tomada de tempo de 10 minutos para cada categoria. O grid de largada será formado com a média da melhor volta de cada piloto conforme a equação: G2+G1/2 = Média. A dupla que conquistar a pole position ganha 1 ponto.

A segunda prova será de acordo com resultado final da 1ª prova, invertendo-se os 10 primeiros colocados. Sendo assim, na corrida 1 larga o grupo 1 e o grupo 2 termina a prova. Na corrida 2 o grupo 2 faz a largada e o grupo 1 recebe a bandeirada. A largada será parada de maneira tradicional com karts alinhados 2 a 2. É obrigatória a participação de pilotos do G1 e G2 nas duas provas.

Confira o sistema de pontuação para a 1ª prova e 2ª prova:

1º lugar 25 pontos
2º lugar 23 pontos
3º lugar 21 pontos
4º lugar 20 pontos
5º lugar 19 pontos
6º lugar 18 pontos
7º lugar 17 pontos
8º lugar 16 pontos
9º lugar 15 pontos
10º lugar 14 pontos
11º lugar 13 pontos
12º lugar 12 pontos
13º lugar 11 pontos
14º lugar 10 pontos
15º lugar 9 pontos
16º lugar 8 pontos
17º lugar 7 pontos
18º lugar 6 pontos
19º lugar 5 pontos
20º lugar 4 pontos
21º lugar 3 pontos

Em caso de igualdade de pontos entre equipes, a melhor colocação na prova 2 será o critério de desempate. Esta edição do Budweiser Haute Kart Challenge contará com karts chassi italiano Parolin com motor original Honda GX-390.

Equipamentos que agradam uma das duplas mais cotadas para levar o caneco. Yuri Alves e Alain Rossi compõem a Equipe Maktub Truck Van / Procast Eventos Team e as expectativas na dupla se justificam pela experiência dos pilotos tanto com os karts quanto com o a pista.

Piloto criado na Granja Viana, Yuri tem familiaridade com o traçado de Cotia. Em 2010 foi o campeão da Super F4 nesta pista, categoria que se assemelha muito ao parolin, uma boa vantagem frente aos demais pilotos. Além disso, Alves é vencedor de quatro seletivas da Rotax para o Mundial, já foi piloto de testes da formula Truck e tricampeão brasileiro de kart.

 

 

Já Alain Rossi conta com suas boas performances, principalmente quando pilota um chassi italiano Parolin. Na briga pelo título do Cunningham Championship, competição disputada na própria Granja Viana que usa exatamente esse chassi, Rossi, ao lado de José Ricardo de Oliveira, são os pilotos mais cotados a vencer a disputa deste domingo entre os amadores.

O piloto admite a preferência pelo chassi: “Eu gosto, pois como venho do 13hp o comportamento do parolin é bem diferente do rental tradicional”. Sobre o conhecimento prévio da pista, Rossi argumenta: “Acho que todos irão andar bem. Mas as horas de pista fora a diferença entre os pilotos”. “Na karteiros parolin larguei em antepenúltimo e acabei em quarto. Tenho fé que sairemos com esse título”, completa Rossi.

 

 

O evento começa com o sorteio dos karts às 8h para tomada de tempo e prova 1.

Confira programação completa:

8h – Sorteio dos karts

8h30 – Briefing

9h – Pesagem

10h – 1ª tomada de tempo (G2)

10h20 – 2ª tomada de tempo (G1)

10h40 – Largada da Prova 1 (Larga G1)

13h10 – Largada da Prova 2 (Larga G2)

14h30 – Premiação

 

Texto: ClickSpeed
Foto: Divulgação/Reprodução



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: