Atual campeão do Florida Winter Tour, Michel Aboissa vence 1ª etapa em Homestead

Kart |
25 de janeiro de 2017

Piloto brasileiro dá primeiro passo para repetir feito e voltar ao Mundial da Rotax (Foto: Acervo Pessoal)

 

 

“Foi um final de semana perfeito, tirando o ocorrido com a gasolina”.

O tradicional torneio de inverno, o Florida Winter Tour, deu a largada no último fim de semana no Kartódromo de Homestead, na Florida, Estados Unidos. Na edição deste ano, a organização recebeu mais de 300 pilotos de todo o mundo disputando provas de kart em diversas categorias neste começo de ano.

Um dos pilotos que elegeu o FWT para iniciar a temporada 2017 foi o brasileiro Michel Aboissa. Piloto apoiado pela Benutrix, Le Grieg e Aboissa Óleos Vegetais é o atual campeão da competição que dá ingresso para o Campeonato Mundial da Rotax.

O campeonato consiste em três heats para definir o grid da pré-final e depois a grande final. Todas as etapas valem pontos. O primeiro heat, na sexta-feira, aconteceu logo depois da tomada de tempo. Aboissa garantiu a pole position da categoria Rotax Max Máster com sobra de 2 décimos. Na largada, a posição foi mantida, porém o que até então estava tranquilo, ganhou emoção.

A mangueira do respiro do tanque caiu na segunda volta, o que ocasionou o despejo de combustível em todas as curvas para a direita. Por conta de o tanque estar cheio, o líquido inflamável caia na perna e na viseira do piloto. “Essa gasolina tem uma octanagem muito mais alta do que a comum, então começou a queimar minha perna, molhou todo o macacão… Isso me prejudicou muito para continuar a pilotar. Pensei em parar, mas como estava com uma boa distância do segundo, decidi arriscar e tentar chegar até o fim”, contou Aboissa. “Consegui. Mas não foi nada fácil. Faltando duas voltas para o fim, o piloto em segundo tentou me passar. Defendi a ponta e me garanti em 1º”.

 

 

Depois de se recuperar, Aboissa voltou para o segundo heat no sábado. “Esse foi mais tranquilo”, diz aliviado o piloto paulista. O brasileiro largou na ponta e assim chegou, 5 segundos antes do segundo, fazendo também a melhor volta. No terceiro heat, Aboissa teve que lidar com a perseguição de Luis Schiavo nas 10 voltas. Mesmo com pressão, segurou a posição e cravou sua terceira vitória em três corridas e de novo foi dono da volta mais rápida da prova. Sairia na pole para a pré-final.

Com cinco voltas a mais do que nos heats, a pré-final encerrou por aí suas novidades. De novo, Aboissa dominou a corrida e chegou em 1º, mesmo com o bom nível de pilotos disputando posições no pelotão. Na final de domingo, Michel foi de pneu zero para a prova de 25 voltas e junto com a equipe, encontraram um ótimo acerto para o seu chassi Tony Kart. Nas três primeiras voltas, os dois principais adversários de Aboissa o incomodaram. O brasileiro foi ultrapassado, mas em uma manobra de técnica e muita coragem, recuperou a ponta com uma passagem por fora na mesma volta.

 

 

Depois desse susto, o piloto da Tony foi abrindo até chegar na 15 volta com quase 6 segundos de vantagem. Michel Aboissa recebeu a bandeirada em 1º com direito a melhor volta da prova.

“Um fator importante foi a questão do pneu. Mudamos para o Vega que o grip dele é muito mais mole e a lateral do pneu é muito mole, o que deixou a pilotagem muito mais difícil, o volante muito mais pesado exigiu muito mais a parte física dos pilotos mas foi uma boa experiência”, finaliza Michel Aboissa.

Agora o Florida Winter Tour levanta acampamento para se instalar em Palm Beach nos dias 17, 18 e 19 de fevereiro. A última etapa acontecerá em Ocala nos mesmos dias só que no mês de março.

 



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: