6ª Etapa categoria KART NIGHT CKB

Kart Amador |
22 de julho de 2015

Gustavo Mattedi foi absoluto e venceu sem dar chances a ninguém de ameaçar o seu 2º triunfo na temporada

A 6ª etapa da KART NIGHT reuniu 16 pilotos no Kartódromo Internacional Nova Odessa no dia 16 com a vitória de Gustavo Mattedi, repetindo o seu triunfo da 2ª etapa. Mattedi largou na pole-position, liderou todos os giros e ainda marcou a melhor volta da corrida, com o tempo de 42.439. Nesta etapa não houve a joker lap e o traçado escolhido, o Monza, um traçado curto, foi percorrido no sentido anti-horário, descendo a reta dos boxes. A corrida foi muito disputada com os pilotos andando muito próximos e houve um acidente ainda na 4ª volta envolvendo Gerson Góis, Fábio Possari e Henrique Hilbert, sem maiores conseqüências, mas que alijou Gerson da disputa.

Gustavo Mattedi foi perseguido por Rodrigo Vieira, o 2º colocado, no começo da prova, mas o handicap de 10 kg que Rodrigo teve que carregar “pesou” em seu desempenho. A distância entre os dois foi de quase 7s na bandeirada. Bruno Dinamarco foi o 3º colocado depois de uma boa disputa com Gustavo Aldegheri, só resolvida no terço final da prova, quando Bruno partiu ao encalço de Rodrigo Viera, terminando a menos de 2s dele. Gustavo Adelgheri fez a sua melhor corrida da temporada e resistiu bem aos ataques de Dinamarco, até que cometeu um pequeno erro que permitiu a ultrapassagem. Fábio de Andrade foi o 5º colocado com uma sólida atuação, demonstrando que pegou bem a mão do traçado.

Foto 2 - 6ª Etapa KART NIGHT

Treino Classificatório

Gustavo Mattedi (foto acima) andou muito forte para cravar a sua 2ª pole-position na temporada (a 1ª foi na 2ª etapa) com o tempo de 42.466 na sua 4ª passagem, com uma vantagem de 0.262s em relação ao 2º colocado no grid de largada, Rodrigo Vieira (com 10kg de handicap), que assinalou no cronometro o tempo de 42.728 também na sua 4ª passagem. Da 3ª posição no grid de largada partiu Bruno Dinamarco, com a marca de 42.999. O 4º lugar na grelha de partida foi ocupado por Gustavo Aldegheri, piloto da categoria Estreantes da Copa KART BRASIL, com o tempo de 43.091. Nicolai Krogh, com o tempo de 43.138, abriu a 3ª fila com o tempo de 43.138, adiante de Fábio Andrade, com 43.146.

Na 7ª colocação alinhou Fábio Gennaro, com 53.150, adiante de Vitor Rafael Bueno, com 43.208 (que, coincidentemente, largou na mesma posição na etapa anterior) adiante de Roberto Sarafian, com 43.411 e Juliano Ballarin Ferraioli, o campeão do 1º turno (correndo com um handicap de 10kg), com 43.584. Aroldo Ribeiro da Costa Filho saiu da 11ª colocação com o tempo de 43.822 tendo ao seu lado na 6ª fila Gerson Góis, com 43.823, que devido à 3ª posição na prova anterior correu com um handicap de 5kg. Eduardo Motta, com 43.885, largou em 13º, com 43.855, à frente de Henrique Hilbert, com 44.263, Fábio Possari, com 44.338, e Eduardo Gaspar (piloto convidado), com 46.817.

Foto 3 - 6ª Etapa KART NIGHT

Corrida

Na largada Gustavo Mattedi seguiu na frente do pelotão com Rodrigo Vieira mantendo-se na 2ª posição. Gustavo Aldegheri, o 4º no grid, e Fábio Andrade, o 6º, surgiram a seguir, na 3ª e 4ª colocações, depois de ultrapassarem Bruno Dinamarco, que alinhou na 3ª posição no grid de largada. Nicolai surgia na 6ª colocação no fechamento da 1ª volta (depois de largar na 5ª posição) adiante de Vitor Rafael Bueno, Aroldo Ribeiro da Costa Filho, Fábio Gennaro e Eduardo Motta, os 10 primeiros. Fechavam o pelotão, na sequência: Juliano Ballarin Ferraioli, o então líder do campeonato com o descarte, Gerson Góis, Fábio Possari, Henrique Hilbert, Eduardo Gaspar e Roberto Sarafian.

Sem a adoção da joker lap nesta etapa não foi preciso empregar-se tática de corrida como a de alguns pilotos que a faziam logo na 2ª volta. Assim, a prova seguiu seu curso normal. Gustavo Mattedi, Rodrigo Vieira e Gustavo Aldegheri seguiam, nesta ordem, nas 3 primeiras posições. Bruno Dinamarco conseguiu superar Fábio Andrade na disputa pela 4ª colocação no 2º giro, assim como Vitor Rafael Bueno surgiu à frente de Nicolai Krogh na 6ª posição na 3ª volta, iniciando-se uma disputa entre eles que duraria até o final da prova. Aroldo Ribeiro da Costa Filho seguia na 8ª colocação adiante de Fábio Gennaro e de Eduardo Motta, que fechava os 10 primeiros.

Foto 4 - 6ª Etapa KART NIGHT

Na 4ª volta Gustavo Mattedi ainda tinha muito próximo dele Rodrigo Vieira ameaçando a sua liderança. Gustavo Aldegheri já se via às voltas com os ataques de Bruno Dinamarco. Fábio Andrade ocupava a 5ª colocação acompanhando de perto a briga pela 3ª colocação à sua frente. Vitor Rafael Bueno era o dono da 6ª posição adiante de Nicolai Krogh. Aroldo Ribeiro da Costa Filho continuava em 8º lugar, mas a 9ª colocação já era ocupada por Juliano Ballarin Ferraioli adiante de Eduardo Motta, e de Fábio Gennaro, ambos ultrapassados por Juliano na 3ª volta da prova. Fábio Gennaro caiu da 9ª colocação para a 11ª na mesma volta.

Fábio Possari (#13 – foto acima) era o 12º colocado, disputando a posição com Gerson Góis (#06) e Henrique Hilbert (#44) quando na curva 3 houve um choque de Henrique com Gerson que o jogou para cima de Possari causando um acidente entre Gerson e Possari. Gerson rodou e abandonou a prova na 4ª volta. Houve a análise do ocorrido após a prova com as imagens da câmera fixada no capacete de Fábio Possari. O fato ocorrido foi considerado como incidente de corrida sem intenção dolosa e não foram aplicadas punições, considerando-se também que a pista se estreita naquela parte. Roberto Sarafian vinha a seguir na 15ª posição e Eduardo Gaspar fechava o pelotão.

Foto 5 - 6ª Etapa KART NIGHT

Com a corrida já em sua metade, Gustavo Mattedi abrira alguma vantagem sobre Rodrigo Vieira, andando em um ritmo muito forte. Gustavo Aldegheri se defendia muito bem da pressão exercida por Bruno Dinamarco na luta pela 3ª colocação, não deixando espaço para a tentativa de ultrapassagem. Dinamarco não dava tréguas e seguia embutido à espera de um pequeno erro de Aldegheri. Fábio Andrade também não tinha vida fácil, defendendo a 5ª posição em uma boa disputa com Vitor Rafael Bueno e Nicolai Krogh. Fábio Gennaro (#47 – foto acima) era o 7º colocado, depois de uma troca de posições com Juliano Ballarin (#18). Aroldo Ribeiro da Costa Filho (#4) havia caído da 8ª para a 10ª posição.

Na 20ª volta Gustavo Mattedi já controlava a corrida com uma vantagem de cerca de 4s em relação à Rodrigo Vieira. Bruno Dinamarco conseguiu superar Gustavo Aldegheri naquela volta devido a um pequeno erro de Aldegheri, e partia prá tirar a diferença que o separava de Rodrigo Vieira estabelecido na 2ª posição. Fábio Andrade conseguira abrir um pouco de vantagem na 5ª colocação para Vitor Rafael Bueno (#31 – foto abaixo) que disputava cada palmo de pista com Nicolai Krogh (#5) pela 6ª colocação, seguido de Fábio Gennaro, Juliano Ballarin e Aroldo Ribeiro da Costa Filho. Na 11ª posição surgia Roberto Sarafian, adiante de Eduardo Motta, Henrique Hilbert, Fábio Possari e Eduardo Gaspar.

Foto 6 - 6ª Etapa KART NIGHT

Gustavo Mattedi continuou dominando no terço final da prova, cravou a melhor volta da corrida na 23ª passagem com o tempo de 42.439 e cruzou a linha de chegada com uma vantagem de 6.909 para Rodrigo Vieira, o 2º colocado. Bruno Dinamarco, depois de superar Gustavo Aldegheri, conseguiu reduzir bastante a vantagem de Rodrigo chegando a 1.933 na linha de chegada. Gustavo Aldegheri não conseguiu acompanhar o ritmo de Dinamarco após ser ultrapassado, mas também não foi ameaçado por Fábio Andrade, o 5º colocado. Fábio fez uma corrida muito sólida, apesar de um erro no final das prova que o colocou na grama na entrada da reta, mas não lhe tirou nenhuma posição.

Vitor Rafael Bueno resistiu às investidas de Nicolai Krogh até três voltas do final, quando sentiu câimbras na perna esquerda, perdendo rendimento e 3 posições até a bandeirada. De qualquer forma, a disputa entre os dois foi muita acirrada e se constitui no melhor duelo do dia. Fábio Gennaro foi o 7º colocado, chegando muito próximo de Nicolai na quadriculada. Juliano Ballarin obteve a 8ª colocação, também ultrapassando Vitor Rafael Bueno, o 9º. Aroldo Ribeiro da Costa Filho fechou os 10 primeiros. Eduardo Motta terminou na 11ª posição, adiante de Roberto Sarafian, Fábio Possari, Henrique Hilbert e Eduardo Gaspar. Gerson Góis abandonou a prova.

Foto 7 - 6ª Etapa KART NIGHT

Resultados

Gustavo Mattedi (#37 – foto acima) foi absoluto e venceu sem dar chances a ninguém de ameaçar o seu 2º triunfo na temporada, voltando a vencer como já havia ocorrido na 2ª etapa. Desde a tomada de tempos já demonstrava que estava em um bom dia. Foi o único piloto a marcar tempos na casa dos 42s em todas as voltas da prova, mesmo quando teve que ultrapassar retardatários, demonstrando uma regularidade impressionante; um nível de pilotagem que só é alcançado por poucos. Com a vitória, inicia o 2º turno na frente da tabela de classificação na disputa pelo troféu especial do Clube KART Brasil para o campeão a ser entregue na 11ª etapa em dezembro. Mattedi também assumiu a ponta da classificação geral.

Rodrigo Vieira, o 2º colocado, correu com o handicap de 10kg, previsto no regulamento, por ter obtido resultados entre os três primeiros colocados nas duas etapas anteriores, com a vitória na 4ª etapa e o 2º lugar na 5ª. Mesmo assim, Rodrigo soube tirar tudo do equipamento e acompanhou o ritmo do líder, Gustavo Mattedi, no início da prova. Depois manteve uma boa distância dos pilotos que brigavam pelo 3º lugar, Gustavo Aldegheri e Bruno Dinamarco. No terço final da prova manteve bom ritmo para evitar a aproximação de Dinamarco. A “má” notícia para Rodrigo é que com os dois 2º lugares obtidos na 5ª e 6ª etapas ele vai ter o handicap de 10 kg também na próxima prova.

Foto 8 - 6ª Etapa KART NIGHT

Bruno Dinamarco (#25 – foto acima) conquistou a 3ª colocação tendo que “suar o macacão” na pista. Depois de obter a mesma 3ª colocação na tomada de tempos, caiu para a 5ª posição na 1ª volta e já partiu prá cima de Fábio Andrade, o 4º colocado, o ultrapassando já no giro seguinte. Iniciou então uma perseguição sem tréguas a Gustavo Aldegheri, o 3º colocado. Com equipamentos de desempenho muito próximos, Dinamarco soube esperar a hora certa para dar o bote em Aldegheri na 20ª volta, aproveitando-se de um pequeno erro do adversário. No terço final partiu em busca de Rodrigo Vieira diminuindo a distância que os separava, mas, infelizmente, não houve tempo suficiente para entrar na disputa pelo 2º lugar.

A 4ª colocação na etapa foi conquistada por Gustavo Aldegheri (encoberto na foto acima) após uma corrida muito consistente. Aldegheri (piloto da categoria Estreantes da Copa KART BRASIL) duelou em igualdade de condições com Bruno Dinamarco (piloto com graduação para a categoria Master da Copa KART BRASIL) pela 3ª colocação por uma boa parte da prova, mas a inexperiência lhe custou o 3ª lugar ao final da corrida, pois um pequeno erro permitiu a ultrapassagem de Dinamarco na 20ª passagem. De qualquer forma, Aldegheri vem se firmando com uma das boas surpresas do ano e conquistou o seu 1º pódio na categoria tendo disputado apenas 4 etapas nesta temporada.

Foto 9 - 6ª Etapa KART NIGHT

Fábio Andrade ocupou o degrau mais baixo do pódio, o seu primeiro esse ano na categoria. Fábio Assim como Gustavo Aldegheri, também é piloto da categoria Estreantes da Copa KART Brasil e se deu bem entre os pilotos mais experientes nesta etapa. Fez uma ótima largada pulando da 6ª para a 4ª posição, mas já foi superado na 2ª volta por Bruno Dinamarco, que havia alinhado na 3ª posição e ficou atrás de Fábio depois da partida. Até a metade da corrida teve que defender a 5ª posição dos ataques de Vitor Rafael Bueno, mas teve tranquilidade prá achar um bom ritmo e abrir alguma vantagem do adversário. A escapada de pista da foto acima foi no final da corrida, mas sem comprometer o seu resultado.

A 6ª posição foi de Nicolai Krogh, que durante a bateria teve um duelo sensacional com Vitor Rafael Bueno, o ultrapassando na antepenúltima volta. Fábio Gennaro terminou na 7ª colocação. Gennaro largou na 7ª posição, mas no começo da prova caiu para o 11º lugar. Fez boa corrida de recuperação superando Eduardo Motta, Aroldo Ribeiro da Costa Filho, Juliano Ballarin e Vitor Rafael Bueno. Juliano Ballarin, que sofreu com o equipamento e com o handicap de 10kg acrescidos nesta etapa, foi o 8º colocado. A 9ª colocação de Vitor Rafael Bueno não refletiu a boa prova que fez, perdendo a 6ª colocação no final da prova por conta de uma câimbra na perna esquerda. Aroldo Ribeiro da Costa Filho foi o 10º colocado.

Foto 10 - 6ª Etapa KART NIGHT

 

 

Texto: Marcio Gessoni
Fotos: Camila Silvério



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: