50º Campeonato Brasileiro de Kart terá grandes nomes e campeões do Shell SKB Paulista

Kart |
14 de julho de 2015

Pilotos que se destacaram nas quatro etapas do primeiro semestre do Shell SKB Paulista são candidatos naturais aos títulos de suas respectivas categorias no Brasileiro de Kart, que começa no Velopark nesta semana

Nesta quarta-feira (15) serão iniciados os treinos para a disputa da 50ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, que acontece no próximos dois fins de semana no Kartódromo do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Até o momento já são mais de 180 pilotos inscritos e muitos deles têm passagem pelo Shell SKB Paulista, campeonato que foi a principal atração do kartismo nacional no primeiro semestre de 2015.

Das oito categorias tradicionais do SKB, sete delas estarão representadas no Brasileiro com a mesma nomenclatura: Cadete, Júnior, Jr.Menor, Graduados, Shifter, Sênior e Super Sênior. Destas, apenas a Sênior será subdividida entre A e B.

“O Brasileiro de Kart normalmente é o reflexo do que o piloto produziu durante a temporada, por isso eu acredito que muitos destaques do SKB em 2015 têm grandes chances de cravar o nome na história do kartismo nacional”, diz Ruben Carrapatoso, bicampeão mundial de kart e um dos organizadores do Shell SKB Paulista.

Campeão do SKB na Cadete em duas edições de 2015, Rafael Câmara é um dos fortes candidatos ao título brasileiro. O piloto de 10 anos é o competidor que mais venceu baterias no SKB em sua categoria na temporada. Guilherme Figueiredo, representante de Sergipe nas edições deste ano, será um dos fortes adversários de Câmara na luta pelo título, assim como Gabriel Crepaldi, outro que vem de vitórias em 2015 e que conquistou a última edição do SKB, realizada em junho.

André Nicastro, campeão da Graduados no SKB17

André Nicastro, campeão da Graduados no SKB17

Na Júnior, o trio que andou várias vezes na liderança é formado por Gianluca Petecof, integrante da Academia de Pilotos Shell Racing, Marcel Coletta e Juan Crespi. Na Jr. Menor, Derek Ryan e Diego Ramos prometem reeditar os duelos de Interlagos no Velopark.

A Shifter terá a disputa de pilotos já consagrados no automobilismo nacional. Rubens Barrichello, piloto da Stock Car e campeão recente do Sul-Americano de Kart, disputará cada centímetro de pista com Danilo Dirani, vencedor do SKB18 na categoria e piloto do Brasileiro de Turismo. Guilherme Salas, campeão da categoria de acesso para a Stock Car em 2014, também é outro competidor que estará no grid.

Com duas vitórias na edição passada do SKB, o carioca Zaiya Fontana conquistou o título da Graduados com apenas um ponto de diferença para André Nicastro. No Brasileiro, Zaiya terá ainda o piloto da Academia Shell Racing como um de seus grandes adversários pelo título. Yurik Carvalho faturou o SKB 16 e buscará mais um título brasileiro, após conquistar seu primeiro título em 2013 pela Sudam.

Assim como a Graduados, a disputa das categorias Sênior e Super Sênior somente ocorre na próxima semana. Ricardo Thomazi, campeão dos SKB 15 e 18 nesta temporada, é um dos favoritos na Super Sênior. Na Sênior, Daniel Rotta, campeão no SKB 17, é um dos que já confirmaram a inscrição para a disputa.

Para Sergio Jimenez, um dos organizadores do SKB, o Brasileiro de Kart é uma oportunidade para os pilotos demonstrarem o progresso que tiveram até aqui durante o ano.

“Nós fizemos o calendário do SKB em 2015 pensando nesse intervalo no meio do ano, justamente dando tempo para a preparação adequada que os pilotos têm de fazer para o Brasileiro de Kart, já que são duas competições de alto nível. Chegou a hora dos pilotos calçarem as luvas com o mesmo empenho que tiveram nas quatro etapas do SKB neste ano”, diz Jimenez.

Os treinos oficiais no Velopark iniciam já nesta quarta-feira (15). As primeiras baterias classificatórias ocorrem na sexta-feira e as finais acontecem no domingo para as categorias Jr. Menor, Sudam, Cadete, Mirim, Júnior, Shifter, Vintage e F4. As disputas da Graduados, Sênior, Super Sênior, Novatos e Sudam Jr. ocorrem na semana seguinte, no mesmo sistema de classificações e finais, mas com os campeões sendo definidos no sábado (25).

O Super Kart Brasil ainda terá mais duas edições em 2015. A próxima está prevista para 6 de setembro, em Interlagos.

Texto: Luis Ferrari
Foto: Bruno Terena/RF1



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: