100 Milhas Piracicaba tem programação intensa no ECPA

Turismo |
31 de julho de 2015

Circuito recebe 4 corridas, uma das provas é de carros antigos

O fim de semana promete muita emoção para os amantes da velocidade com a disputa da 26ª edição das 100 Milhas de Piracicaba. A prova será realizada neste fim de semana, no autódromo do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo), no interior de São Paulo. A organização espera mais de três mil pessoas nos dois dias de provas.

 

Além da prova principal que reunirá carros de turismo e gaiolas tubulares em um mesmo grid, a programação prevê ainda outras três corridas preliminares de Stock Jr., Fórmula Vee e Clássicos de Competição, categoria essa de carros antigos, que além de disputar uma prova no domingo, estarão a mostra em um exposição.

 

No sábado (1) haverá outras sessões de treinos livres e as tomadas de tempo classificatórias para todas as categorias. A Stock Jr. e Fórmula Vee competem na parte da tarde. No domingo (2), a preliminar da prova principal será disputada pelos Clássicos de Competição, em seguida, às 15 horas, será dada a largada da tradicional 100 Milhas Piracicaba, quando serão disputadas 78 voltas pelo circuito de 2.100 metros.

 

“Estamos entusiasmados com esta edição. A 100 Milhas é uma prova muito aguardada por muitos competidores e a expectativa é reunir cerca de 60 carros e mais de 100 pilotos, já que muitos competem em dupla”, afirmou Daniella Giannetti, organizadora dos eventos do ECPA.

 

Do total de pilotos inscritos, somente a equipe Phoenix Competições, de São Paulo, confirmou quatro carros no grid, e oito pilotos na prova principal, que terá 163 quilômetros pelo traçado de 2100 metros do autódromo piracicabano.

 

São eles Ricardo Pinto e Leandro Borsari; Lamartine Pinotti e Tiago Sala; João Morais e Luis Piccolo; Renato Rattes e Marcelo Camacho, esta última dupla já venceu a prova no ano de 2009.

 

Vencedor do ano passado, o capivariano Rodrigo Stefanini trocou de carro e de parceiro. Neste ano, o piloto que já venceu a prova por três vezes, sempre formando dupla com o cunhado, desta vez terá como parceiro Mauricio Quagliato, piloto do Amapá que vive em Capivari.

 

Para tentar vencer as 100 Milhas, a equipe Stefanini Racing Team (SRT) abriu mão do Citroën C3 e optou por um Celta/GM. “É um carro novo, mas que tem potencial para chegar ao final da prova. Fator primordial para quem pensa em vencer”, afirmou Rodrigo.

 

Outro nome de peso na prova será o de Alexandre Nunes, atual líder do certame Marcas e Pilotos, que competirá pela equipe Arias Motorsport. Terceiro colocado na prova do ano passado, o piloto Luiz Alves, de Sumaré, está garantido no grid.

 

Como há pilotos de várias partes do país, a região não poderia ficar de fora e da cidade de Araraquara, dois pilotos já se inscreveram, Diego La Pena, que corre de VW/Gol e Athos Biruel, que pilota uma gaiola tubular. Gaiolas são protótipos de tubos monopostos com motores 1.6.

 

Por falar em gaiolas, o vencedor da edição passada, Odair Possa D´Água está confirmado, bem como o maior ganhador da prova Dito Giannetti, oito vezes campeão das 100 Milhas Piracicaba, que formará dupla com seu filho, Felipe.

 

Além de Dito e Felipe, outras famílias também formaram equipes para participar da prova. De Itu, os irmãos Gustavo e Vicente Passarelli voltam a competir na tradicional prova após oito anos e já chegam como favoritos. A dupla já venceu a prova por quatro vezes, nos anos de 2003, 2004, 2005 e 2006.

 

Aqui de Piracicaba, Juka Gandelim e Danilo Gandelim tem presença garantida, mas cada um a bordo de seu próprio carro. O pai Juka correrá sozinho, mas seu filho formará dupla com o piloto Alexandre Pepe. “Com dois carros, podemos tentar criar alguma estratégia com a prova em andamento. Como é uma corrida longa, podemos inverter as prioridades no decorrer da disputa, dependendo de quem esteja na frente”, afirmou o chefe da equipe Juka Motors.

 

Outra família que marcará presença no grid de largada são a dos irmãos Rogério e Rodolfo Luciano. Porém, esta não será a primeira vez que os manos de Santo André participam do evento. Em 2007, a dupla subiu ao pódio com a conquista do quinto lugar, quando a prova acontecia na terra e os carros de turismo corriam apenas 60 milhas.

 

Carros antigos

Uma exposição de carros antigos será realizada no ECPA durante a realização das 100 Milhas Piracicaba. Os modelos confirmados pertencem a colecionadores e a maioria são veículos de passeio, porém três são carros antigos de corridas, são eles um o Ford 1932, um DKW 1960 e o Ford Speedster 1929.

 

Além desses, também estão confirmados cinco Fords 1929, um Simca Chamboard 1964, um Citroën Traction 1948, Ford coupe  1947, um Aero Willys 1967, uma Pick-up Chevrolet 1951, uma Puma DKW 1967, um DKW sedan 1967, um Puma 1977 e um Bianco 1979.

 

Horários

As atividades de pista das 100 Milhas Piracicaba têm início nesta sexta-feira (31), às 10h, quando a pista será aberta para os primeiros treinos livres. No sábado (1), ainda na parte da manhã, serão realizadas novas sessões de treinos livres para as categorias Fórmula Vee, Clássicos de Competição, Stock Jr. Turismo e Tubular. Em seguida acontecem as tomadas de tempo para a formação do grid de largada para todas as categorias envolvidas, na sequencia largam as duas baterias de Stock Jr. (15 voltas cada) e a prova da Fórmula Vee (20 voltas).

 

No domingo (2), na parte da manhã, haverá apenas um warm-up opcional para os competidores. Às 11 horas haverá a corrida preliminar de 50 Milhas de Clássicos de Competição e às 15h a largada das 100 Milhas Piracicaba, com 78 voltas. Confira a programação completa 26ª 100 Milhas Piracicaba:

 

Dia 31 de agosto – Sexta-feira

10h às 17h – treino livre para todas as categorias

 

Dia 1 de agosto – Sábado

Treinos

8h30 – Treino livre Fórmula Vee

8h55 – Treino livre Marcas e Pilotos e Tubular

9h20 – 1º Treino Stock Jr

9h45 – Treino livre Clássicos de Competição

10h10 – Treino livre Fórmula Vee

10h35 – Treino livre Marcas e Pilotos e Tubular

11h10 – 2º Treino Stock Jr

11h35 – Treino livre Clássicos

 

Tomada de tempo

13h – Tomada de tempo Treino Stock Jr.

13h25 – Tomada de tempo Fórmula Vee

13h45 – Tomada de tempo Clássicos de Competição

14h10 – Tomada de tempo Marcas e Pilotos

15h40 – Tomada de tempo Tubular

 

Provas

14h50 – 1º Corrida Stock Jr – 15 voltas

16h – Corrida Fórmula Vee – 20 voltas

17h – 2º Corrida Stock Jr – 15 voltas

 

Dia 2 de agosto – Domingo

 

Warm up

8h30 – Warm up Clássicos de Competição

9h00 – Warm-up Turismo

9h25 – Warm-up Tubular

 

Provas

11h – Largada 50 Milhas Clássicos de Competição

15h – Largada 100 Milhas Piracicaba

 

Ingressos

Camarote – R$ 100,00

Sábado – R$ 15,00

Domingo – R$ 15,00

Estudantes que apresentarem a carteirinha escolar na bilheteria terão 50% de desconto no ingresso. Crianças até 7 anos, acompanhadas de um adulto, não pagam. De 8 a 12 anos pagam meia entrada. Estacionamento: Carro e moto – R$ 15,00

 

Serviço

A realização das 100 Milhas Piracicaba é do ECPA, o patrocínio é do Out Back e Bom Peixe e o apoio da Prefeitura de Piracicaba. A supervisão da prova é da Federação de Automobilismo de São Paulo (FASP).

 

O ECPA localiza-se na rodovia SP 135, Km 13,5, no distrito de Tupi, em Piracicaba/SP. O local possui lanchonete, restaurante, estacionamento, arquibancadas e sanitários. Mais informações pelos telefones (19) 3438.7901 e 3438.7174, e-mail ecpa@ecpa.com.br, ecpa.com.br e facebook.com/ecpabrasil.

 

Texto: Marcello Basso
Foto: Divulgação



Compartilhe esta notícia nas Redes Sociais: